sábado, 16 de janeiro de 2021

O MUNDO DO CIRCO ou WORLD CIRCUS



Por Altamir Pinheiro


O especialista em cinema Nelson Machado Filho,  nos conta a história do filme “O Mundo do Circo” e a importância dessa obra da sétima arte para  a  infância de todos nós. Senão vejamos: de antemão, este filme do ano de 1964 é uma fascinante história de tristeza e felicidade, camaradagem e bravura. Nunca o cinema apresentara tamanhas acrobacias numa produção tão completa. Uma grandiosa e emocionante história da vida no circo. À frente de um elenco primoroso e todo composto de estrelas – Rita Hayworth, Claudia Cardinale, Lloyd Nolan e Richard Conte– cintila o magnetismo de John Wayne que morreu em 1979 aos 72 anos. Ele já sofria de câncer pulmonar, que seria logo diagnosticado após o término das filmagens. Wayne se submeteria a uma cirurgia para extirpar um dos pulmões, mas continuou ativo praticamente até a morte, 15 anos depois.


John Wayne vive Matt Masters, um empresário norte-americano que leva seu circo por uma grande turnê pela Europa. Além de promover o espetáculo e tentar sanar os problemas dos componentes da equipe, ele tem uma outra tarefa importante a cumprir. A de tentar encontrar a ex-mulher, Lili (Rita Hayworth), que o abandonara anos antes, deixando a filha do casal, Toni (Claudia Cardinale) para ele criar. O enredo tem uma história de desencontros amorosos e familiares com o circo como pano de fundo, envolvendo uma tragédia que estimula a todos os personagens na famosa tradição de que o show deve continuar.


É bom que se diga ou vai aqui um grito de alerta para os cinéfilos mais displicentes que,  CIRCUS WORLD ou O MUNDO DO CIRCO  é frequentemente comparado a “O Maior Espetáculo da Terra”, de Cecil B. DeMille, e também confundido com “Trapézio”, estrelado por Burt Lancaster, Tony Curtis e Gina Lolobrígida. O filme tem uma ótima fotografia, efeitos, figurinos e cenários incrivelmente eficazes. A obra recebeu um Globo de Ouro pela canção de nome Circus World. Originalmente, esse era um filme que deveria ser dirigido por Frank Capra. Mas ele se retirou do set após desentendimentos com John Wayne e parte da comitiva pessoal do ator. Coube então a Henry Hathaway continuar os trabalhos de direção.


Existem também algumas cenas que particularmente são  dignas de nota. Uma delas é a do incêndio que destrói todo o circo, o desastre do navio que deveria levar o circo para a Europa, e os malabarismos de Cláudia Cardinale e Rita Haywworth no picadeiro. As cenas são cheias de emoção e muita tensão. Rita Hayworth e Claudia Cardinale são adoráveis e cativantes. Juntas, elas são ainda melhores. Neste filme elas parecem estar disputando quem é a melhor em ofuscar uma à outra, e é muito divertido assistir.


Rita Hayworth faz a mãe de Claudia Cardinale e ela concorreu ao Globo de Ouro pelo papel. A eterna Gilda, aos 46 anos, ainda esbanjava beleza, se tornando mais humana e melhor atriz com o tempo. Muito embora seja penoso pensar que grande parte de suas atuações de qualidade foram motivadas por seu alcoolismo. Já nessa época, a atriz já vinha sofrendo os primeiros sintomas do Mal de Alzheimer, doença que a mataria em 1987 com 69 anos de idade.


Segundo nos conta o excelente cinéfilo, o carioca Paulo Telles, O Mundo do Circo consumiu vários milhões de dólares na produção e fabulosas verbas de publicidade no seu lançamento, mas os resultados foram um mega desastre de proporções irreparáveis. Em toda a história, nunca existiu um gênio de publicidade que conseguisse vender um "mau produto" para certos padrões de qualidade, gastasse quanto fosse, levando infelizmente SAMUEL BRONSTON, talvez o mais extravagante, perdulário, e desorganizado produtor de cinema de toda a história a uma ruína definitiva, perdendo todo o controle sobre seus filmes anteriores. 


Por fim, embora longe de ser um clássico, O MUNDO DO CIRCO remete um período de bom entretenimento para os espectadores da Sétima Arte. Visto hoje, parece datado, mas reunir três grandes nomes das telas como Rita Hayworth, John Wayne, e Claudia Cardinale em um único filme já valeria o ingresso. Afinal, RESPEITÁVEL PÚBLICO, o circo é o fabuloso mundo dos espetáculos, onde o cinema faz aqui a sua devida parte. 

Assista ao filme na íntegra que tem a duração de 2 horas e 20 minutos:

Nenhum comentário: