domingo, 24 de janeiro de 2021

OS DEZ FILMES FAVORITOS PARA ABOCANHAR O OSCAR 2021

 


Por Altamir Pinheiro

A especialista em premiação do Oscar, Helena Oliveira, nos faz um balanço quando informa que há alguns anos, a Netflix era subestimada pela academia de cinema de Hollywood, o que se refletia nas premiações. Mas, a situação mudou quando “Roma” (2018), de Alfonso Cuarón, ganhou três estatuetas. Em 2021, o serviço de streaming terá ainda mais chances na competição, já que, pela primeira vez, longas que não foram exibidos em cinemas serão elegíveis para a categoria de Melhor Filme. A Bula reuniu em uma lista dez produções originais da plataforma, lançadas este ano, que poderão concorrer ao Oscar 2021, segundo críticos de cinema. Entre eles, estão o documentário “Atleta A”, de Bonni Cohen e Jon Shenk; e o suspense “Rebecca — A Mulher Inesquecível”, de Ben Wheatley. Os títulos estão organizados por ordem alfabética.


AS MORTES DE DICK JOHNSON, DE KIRSTEN JOHNSON

Há alguns anos, Dick Johnson, pai da cineasta Kirsten Johnson, foi diagnosticado com demência. Como atividade terapêutica para enfrentar a inevitável morte do pai, Kirsten decide encenar as formas como ele pode morrer. Em cada cenário, o idoso brinca com o humor ácido e com as fantasias imaginativas de Kirsten. Assim, pai e filha se preparam para a separação e criam memórias eternas juntos.


ATLETA A, DE BONNI COHEN E JON SHENK

O documentário apresenta o caso das mais de 150 ginastas da seleção dos Estados Unidos que foram abusadas sexualmente pelo médico da equipe, Larry Nassar. Ele foi condenado a 175 anos de prisão em 2018, após 89 atletas deporem contra ele no tribunal. Além de algumas das vítimas, a produção também entrevista os jornalistas que estiveram envolvidos na investigação dos crimes.


CRIP CAMP: REVOLUÇÃO PELA INCLUSÃO, DE JAMES LEBRECHT E NICOLE NEWNHAM

No início da década de 1970, os adolescentes com deficiência enfrentavam um futuro moldado pelo isolamento e discriminação. Nesse contexto, o acampamento Jened, em Catskills, iniciou uma revolução. Jened era um lugar utópico, que recebia esses jovens com esportes de verão e atividades lúdicas. No local, se formaram os primeiros ativistas que mudaram para sempre a legislação de acessibilidade para todos.


DESTACAMENTO BLOOD, DE SPIKE LEE

O filme conta a história de três amigos negros que lutaram na Guerra do Vietnã: Otis, Eddie e Melvin. Anos mais tarde, eles resolvem voltar ao local onde lutaram, em busca dos restos mortais do líder do esquadrão. Além disso, eles têm a esperança de encontrar um tesouro que foi escondido pelo amigo. Nessa jornada, os ex-soldados têm que lidar com as lembranças dolorosas da guerra.


ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO, DE CHARLIE KAUFMAN

Apesar de ter dúvidas sobre seu relacionamento, uma jovem viaja para conhecer os pais do namorado, Jake. Ao chegar na fazenda deles, ela começa a se sentir estranha e acha bizarro o comportamento dos sogros. Mas, apesar disso, ela não pode ir embora, pois uma tempestade de neve atinge a região. Presa no local, ela passa a questionar tudo o que pensava sobre o namorado e si mesma.


O DIABO DE CADA DIA, DE ANTONIO DIAS

A história se passa nos anos 1960, em uma comunidade rural de Ohio, e acompanha vários personagens peculiares que foram afetados pela guerra de diferentes maneiras. O principal deles, Willard Russell, é um veterano atormentado por não ter conseguido salvar a esposa da morte. O filho dele, Arvin Eugene, cresce tentando se tornar um homem bom, mas acaba sendo atingido pela violência que domina a cidade.


OS 7 DE CHICAGO, DE AARON SORKIN

Em 1968, em Chicago, o Partido Democrata realiza uma convenção para escolher os candidatos à eleição presidencial daquele ano. Do lado de fora, mais de 15 mil manifestantes contra a Guerra do Vietnã entram em confronto com a polícia e a Guarda Nacional dos EUA. Os organizadores do protesto, que era inicialmente pacífico, são acusados de conspiração e incitação da desordem. O julgamento deles atrai atenção mundial.


REBECCA — A MULHER INESQUECÍVEL, DE BEN WHEATLEY

Uma jovem de origem humilde e recém-casada se muda para Manderley, a imponente mansão do marido, Maxim, um rico e sedutor aristocrata inglês. A casa é gerida por Mrs. Danvers, uma rígida governanta. Já instalada na propriedade, a jovem passa a ser confrontada pelas lembranças de Rebecca, a primeira mulher de Maxim, que morreu há alguns anos. Mrs. Danvers atormenta a vida da nova patroa, fazendo-a acreditar que é inferior à Rebecca e não merece estar casada com Maxim.


THE BOYS IN THE BAND, DE JOE MANTELLO

Em 1968, em Nova York, um grupo de amigos gays se reúne para comemorar o aniversário de um deles, Harold. O anfitrião da noite é Michael, um roteirista bêbado e esbanjador, que comprou um presente especial para o aniversariante. Mas, a noite de drinques é interrompida quando Michael propõe um jogo de confissões. As verdades ditas acabam ameaçando a amizade do grupo.


THE 40-YEAR-OLD VERSION, DE RADHA BLANK

Escrito, dirigido e protagonizado por Radha Blank, este longa semibiográfico acompanha uma atriz de 40 anos, que está com a carreira em declínio. Em busca de se reinventar, ela começa a cantar rap e descobre uma nova paixão. Agora, ela precisa sobreviver em um mundo dominado por homens mais novos. Além disso, a rapper tenta lidar com vários problemas pessoais e familiares.

https://www.youtube.com/watch?v=FAdxdEiIH8Q 


 

Um comentário:

A Marreta do Azarão disse...

O Diabo de Cada Dia é bom pra caralho!
Vou ver se assisto aos 7 de Chicago para conferir.