quarta-feira, 6 de outubro de 2021

PREFEITO ELEITO DE CAPOEIRAS FEZ UMA CAMPANHA SEM AGRESSÃO, E JAMAIS FEZ USO DA “CANALHOCRACIA” OU “SAFADOCRACIA” PERANTE SUA ADVERSÁRIA


 Por  Altamir Pinheiro


Na política interiorana a atmosfera bélica dos exaltados sempre teve histórico de resolver de forma violenta suas contendas eleitorais.  A hostilidade ou agressividade é um instrumento elementar da política, pois  o embrutecimento dos embates locais fazem parte do clima acirrado das disputas eleitorais que nos faz lembrar a  Hecatombe  de Garanhuns, no começo do século passado(1917), quando  duas famílias se digladiaram  em busca ou disputa sangrenta do poder municipal. Em Capoeiras, ainda bem, que as tensões e os casos mais cabeludos foram relativamente apaziguados e as pequenas mágoas  e ressentimentos  que ficaram pelo caminho quase que não continuaram após o veredicto das urnas. Que bom!!! Pois houve  um SALTO DE QUALIDADE muito grande em relação aos resultados eleitorais de desavenças  passadas. 


Quanto ao voto propriamente dito, a  literatura da ciência política do município de Capoeiras nos trouxe à tona     uma ocorrência bastante peculiar nessa eleição complementar  de 2021. O fato é que, em apenas 11 meses, o candidato do PSB aumentou o seu  patrimônio eleitoral em 1.100 votos. Ou seja,  em 2020 ele recebeu 5.069 sufrágios, já em 2021 descambou para 6.165, mesmo  com uma abstenção   em torno de um quarto dos eleitores aptos a votar que não compareceram às urnas.  os dois candidatos receberam  um montante de quase 12 mil votos. Percentualmente, Nego do Mercado cresceu cerca de 10 pontos,   justamente o que  preconizavam ou previam as últimas  pesquisas eleitorais, com suas margens de erros, mas  que davam o candidato do PSB(40) como vencedor do pleito.


Quanto à campanha  em si, a  dupla se  comportou à altura. Depois de dada a largada,  os dois  candidatos correram atrás do prejuízo e  seguiram suas devidas  jornadas sem desrespeitar o eventual cumprimento das regras impostas pela  justiça eleitoral. Em toda batalha  pela caça ao voto,  participaram  livremente  obedecendo as regras sobre propaganda nas ruas e na internet aplicadas  e recomendadas pela justiça.  Tanto Joaquim Teixeira(PSB) quanto Celina Miranda(PL) foram alunos exemplares e fizeram corretamente os seus respectivos  deveres  de casa. 


E por fim, o    candidato vencedor  Joaquim Costa Teixeira (Nego do Mercado), mesmo numa sociedade machista em que se faz presente nas cidades de interior, ele jamais usou da  “Canalhocracia”  ou da  “Safadocracia” para denegrir  à  imagem de uma senhora casada, mãe de família que foi à sua respeitosa e disciplinada  adversária.  O matuto do Gurjão provou à classe  que  pratica as ciências  políticas  que:  há, sim, muitos modos de fazer política. Mas só uma postura é digna: com a planta dos pés do chão e a coluna ereta.   Esses afazeres   foram cumpridos na íntegra pelo prefeito  eleito de Capoeiras.




Nenhum comentário: