quinta-feira, 1 de setembro de 2022

CENSO DO IBGE AVANÇA EM GARANHUNS

 


 Por Altamir Pinheiro 


Há exatos 30 dias do começo do recenseamento iniciado em Garanhuns (começou em  1 de agosto), já foram contabilizadas ou concluídas a contagem de cerca de 15 mil  pessoas em toda área territorial do município de Garanhuns. Constam ainda, ou estão arquivados na memória  dos computadores do escritório local do IBGE localizado na Escola Estadual Elvira Viana,   57% em  PLENO  ANDAMENTO  dos domicílios visitados e pessoas que estão sendo  contadas, restando ainda 33% para serem  iniciadas nesses próximos 60 dias que vem pela frente, quando chega ao final o recenseamento 2022.


Para se alcançar esse estágio de adiantamento, os recenseadores  tem comido o pão que o diabo amassou. Mesmo assim, as barreiras e dificuldades, paulatinamente, vêm sendo vencidas e ultrapassadas pelos bravos e abnegados chefes, supervisores e todo o pessoal que compõem o IBGE local. Até  porque  se já não bastasse à falta de cidadania  do povão, como também  uma escassez de sentimentos de dever cívico, temos que contabizar  a desconfiança e descrença na instituição IBGE em nível de Brasília por  falta de uma maior estrutura em todos os níveis do processo como um todo. A propósito, o mais grave entre todas as dificuldades enfrentadas destacam-se  a não  ou nula existência de divulgação  ou comunicação por parte do governo. Nesse particular, o ato de tornar público o CENSO-2022 é totalmente inoperante e inexistente, um horror!!!


A bem da verdade, o mais importante levantamento  populacional do país, quando o município de Garanhuns aproxima-se o máximo possível do retrato do Brasil nesta segunda década do século em que estamos, muitas coisas têm de ser revistas perante à naçao. Uma delas é  o Governo Federal saber distinguir e dar a maior importância possível no Censo vindouro de 2030, pois é da COLETA desses DADOS  reunidos pelos valorosos recenseadores e tabulados pelos técnicos especializados do IBGE que um gestor em nível municipal, estadual ou federal  se acha apto a desenvolver um modelo de política pública adequada, pois os dados colhidos  estão  coordenados e diante dos senhores governantes que serao entregues em mãos a quem de direito, logo após o término do recenseamento.

Nenhum comentário: