terça-feira, 26 de setembro de 2017

FUNÇÕES TERAPÊUTICAS DOS CHÁS


QUANDO RECORRER ÀS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DOS CHÁS?
Os chás podem ser utilizados com propriedades terapêuticas desde que se saiba quando, quanto e como utilizá-los. Cada planta tem os seus princípios ativos respectivos fazendo com que a sua ação farmacológica dependa da sua boa utilização. Os chás digestivos, laxativos e tranqüilizantes são aqueles que dão resultado a curto prazo e, pela cultura popular, são os mais utilizados.

ELES FUNCIONAM MESMO (INCLUSIVE O DE QUEBRA-PEDRA)?
Sim. O chá de quebra-pedra (Phyllantus niruri) possui a ação de dissolver cálculos renais impedindo a contração do ureter, promovendo assim sua desobstrução. Os cálculos inseridos eram de oxalato de cálcio - a parte mineral da pedra. Mas ela também é formada por moléculas maiores que compõem a parte orgânica. Na formação do cálculo, essas macromoléculas - no caso da pesquisa os chamados "glicosaminoglicanos" - vão aderindo à parte mineral e atraem outras moléculas fazendo a pedra crescer. Uma hipótese provável é que, quando se toma o chá, as substâncias interagem com essas macromoléculas, impedindo que outras moléculas venham a se juntar. A planta cria um efeito protetor fazendo com que novos componentes não se agreguem ao cálculo. Esse tipo de chá tem ainda atividade diurética e o princípio ativo da planta exerce ação antibacteriana.

PODE-SE TOMAR CHÁ DIARIAMENTE?
Sim. O chá é um hábito ligado ao prazer e ao conforto, principalmente nos dias em que a temperatura começa a diminuir. O chá deixa a pessoa aquecida, não tem calorias e pode ser ingerido várias vezes durante o dia.

O CHÁ VERDE MERECE DESTAQUE ENTRE OS CHÁS? POR QUE?
O chá verde (Camellia sinensis) é uma das plantas mais consumidas nos países asiáticos. Já os países ocidentais preferem o consumo do chá preto, produzido por fermentação do verde. Nos últimos anos, centenas de trabalhos têm sido publicados em revistas científicas especializadas, demonstrando as ações farmacológicas do chá verde e de seus princípios ativos - principalmente dos polifenóis, cujo conteúdo é preservado devido ao fato do chá verde não ser fermentado. O potencial antioxidante do chá é até cinco vezes superior ao das vitaminas C e E.

CHÁ VERDE PREVINE CÂNCER?
Sim, porque possui bioflavonóides e catequinas que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Os polifenóis ainda inibem a atividade da uroquinase, enzima envolvida com a progressão do câncer.

E COMBATE A OBESIDADE?
Sim, porque é termogênico e acelera o metabolismo, melhorando o gasto energético através dos seus polifenóis.

O CHÁ PROTEGE A SAÚDE ORAL?
Sim. O chá verde tem efeito bactericida evitando as cáries e a formação da placa bacteriana nos dentes.

O CHÁ TEM CAFEÍNA?
O chá verde tem menos da metade de cafeína comparativamente ao café e, além de polifenóis, contém sódio, betacaroteno, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), vitamina C, vitamina B6 (essencial para o metabolismo de proteínas) e ácido fólico, importante para a divisão celular. Os chás são ricos ainda em magnésio e potássio. O primeiro é importante para os ossos. Já o segundo é vital para os batimentos cardíacos, os músculos e o sistema nervoso.

O CHÁ CONTÉM TANINOS?
O chá verde é rico em taninos, que fazem diminuir as taxas do LDL e fortalecem as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Apesar de uma quantidade similar de flavonóides, o chá verde contém mais catequinas que o chá preto. Tanto o chá verde como o preto vem da mesma fonte, as folhas da planta Camellia sinensis. Mas na verdade a diferença entre o chá verde e o preto está no modo como suas folhas são processadas. No verde, as folhas são colocadas sob vapor e depois secas. Assim, os ingredientes naturais não oxidam e preservam mais os nutrientes. A maior parte do chá preto vem de plantações da África, Índia, Srilanka e Indonésia enquanto que o chá verde vem da China e do Japão.

É DESANCONSELHÁVEL DAR CHÁ VERDE ÀS CRIANÇAS?
Depende para que finalidade. Normalmente na cultura oriental o uso dos chás (incluindo o verde) se faz desde a infância, com efeitos benéficos e como um fator de proteção evitando futuros problemas. Para crianças as quantidades são diferenciadas, em torno de uma xícara por dia(Entrevista concedida ao Blog Chumbo Grosso(Sem Exclusividade) pela Drª. Lucyanna Hossni, nutricionista e farmacêutica que é a papisa no ramo dos chás).













Um comentário:

A Marreta do Azarão disse...

O que você tem a me dizer sobre os benefícios do chá de picão? E do chá de pau-barbado?