quarta-feira, 19 de maio de 2010

COMO ELVIS, OS BEATLES NÃO MORRERAM
Enviado por Mariana Caminha ao Blog de Noblat

Paul McCartney está em turnê pelo Reino Unido, e como já era esperado seus shows têm atraído uma multidão.
Em Liverpool, segundo alguns amigos de lá, Sir Paul é de longe o mais querido dos Beatles. Garantiram-me que além de cavalheiríssimo, o cantor nunca se esqueceu das origens e durante todos esses anos se manteve generoso com os conterrâneos.
Mas na semana passada foi o parceiro John Lennon a manchete nos principais jornais ingleses.
A notícia se refere a um manuscrito original da música “A Day in The Life”, a ser leiloado em Nova York no mês que vem. Espera-se que os lances cheguem a meio milhão de libras.
De acordo com a casa de leilão, foi essa “a música revolucionária que marcou a transformação dos Beatles de ícones pop para artistas”.
O manuscrito (que pertencia a Mal Evans, empresário do grupo) contém correções e a versão final da música que integrou o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club, de 1967. No papel pode-se perceber o processo criativo de John Lennon, que apontava onde deveria entrar a contribuição de Paul McCartney.
A canção foi um dos maiores sucessos dos Beatles, e também uma de suas mais polêmicas gravações.
Naquele ano, as estações de rádio da Inglaterra foram proibidas de tocar “A Day in the Life” depois de perceberem que alguns dos versos poderiam falar de drogas.
Um porta-voz da BBC chegou a dizer na época que “a música foi ouvida várias vezes, e chegamos à conclusão de que a letra parece ir um pouco longe demais, podendo encorajar o uso de drogas."
Situação semelhante ocorreu com o álbum "Lucy in the Sky with Diamonds", cujas iniciais supostamente enalteciam o uso do alucinógeno LSD.
No caso de “A Day in the Life”, apesar de Lennon e McCartney terem negado publicamente as acusações, a polêmica continuou por muito tempo e, querendo ou não, hoje faz parte do pacote de marketing em torno da venda do manuscrito.
Em Liverpool, o leilão é apenas mais uma manchete em torno do seu quarteto mais famoso.
Além do museu The Beatles Story, do Magical Mystery Tour (um passeio pela Liverpool dos Beatles), e do Cavern Club, festivais e homenagens aos Beatles tomam conta da cidade por todo o ano.
Nem o tempo nublado, nem o sotaque carregado do norte da Inglaterra consegue atrapalhar os planos dos beatlemaníacos que chegam todos os dias a Liverpool. Para eles, o quarteto mais famoso do mundo continua vivo (e fazendo notícia!)
Em Londres, Nova Iorque ou em qualquer outro lugar do mundo, somos, sim, viciados em John, Paul, Ringo e George.

Nenhum comentário: