segunda-feira, 28 de março de 2016

PALÁCIO DA ALVORADA JÁ TEM A INQUILINA MAIS BONITA DA HISTÓRIA...



Carlos Newton
Com a apoteótica apresentação do novo pedido de impeachment, que será entregue à Câmara nesta segunda-feira, e com o rompimento do PMDB, que abandona amanhã o governo petista, o destino da presidente Dilma Rousseff está traçado. O vice-presidente Michel Temer já encomendou um terno novo para tomar posse (azul escuro, com riscas de giz) e só resta a Dilma começar a arrumar as malas, tendo o cuidado de não levar bens da Presidência da República e evitar responder a inquérito, como está acontecendo com Lula, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e até os herdeiros de Itamar Franco, todos já convocados pelo Ministério Público Federal para devolver os objetos indevidamente levados nas respectivas mudanças.
O pedido de impeachment elaborado pelo Conselho Federal da OAB será assinado pelo presidente Claudio Lamachia e pelo relator do processo, Erick Venâncio Lima do Nascimento.
No ato de entrega ao Serviço de Protocolo da Câmara, haverá um evento jamais visto na História da Republica, porque terá a presença de todos os 81 conselheiros federais, todos os presidentes das 27 seccionais, toda a diretoria da Ordem e os presidentes de outras entidades da sociedade civil que apoiam o afastamento da presidente Dilma.

SEM A MENOR CHANCE

Agora, tudo é apenas uma questão de tempo. No rastro do PMDB, todos os partidos da base aliada abandonarão o PT, à exceção do PCdoB. O governo não conseguirá manter 171 votos e o impeachment será aprovado pela Câmara com folga. O Senado apenas confirmará o afastamento, como o próprio presidente Renan Calheiros já admitiu.
No Congresso, todos sabem que Michel Temer vai repetir o exemplo bem sucedido de Itamar Franco, que convocou um governo de união nacional. Em tradução simultânea, isso significa que todos os partidos da base aliada serão chamados a participar, indicando ministros e integrantes dos primeiros escalões do Executivo.
Na época de Itamar, apenas o PT se recusou a participar. E agora Temer pretende convidar também os petistas, mas eles novamente se afastarão, persistindo na denúncia vazia de que impeachment é golpe. Quanto ao PCdoB, há dúvidas se participará ou não do governo, porque os supostos comunistas realmente são chegados a um cargo público, é difícil resistir.

OLHAR PARA A FRENTE      
   
As ameaças de Lula e do presidente do PT, Rui Falcão, de que vão resistir, será uma guerra, podem incendiar o país, o novo governo não terá estabilidade etc. e tal – tudo isso é apenas bravata. Com apoio da CUT e dos exércitos do Stédile e do Boulos, é certo que o PT fará alguns protestos, com Lula e Dilma posando de vítimas, mas isso logo passará.
O novo governo se defrontará com a maior crise econômica da história, terá de reduzir drasticamente os gastos públicos, através da diminuição de custeio e investimento, para ter condições morais de renegociar a dívida pública e seguir em frente, na tentativa de consertar os graves erros da era petista, e este programa de saneamento que não levará menos de dez anos para ser concluído, vejam em que situação tenebrosa estamos.

PIOR NÃO FICA

De qualquer forma, como diz o deputado Tiririca, um palhaço que não faz graça no Congresso e se tornou um dos parlamentares mais assíduos, pior do que está não fica. A Bolsa de Valores vai subir muito, o dólar vai cair um pouco e os investimentos estrangeiros acabarão sendo retomados, pois o Brasil é um dos maiores mercados do mundo, não pode ser desprezado pelo capitalismo internacional.
Espera-se que esses prognósticos se confirmem o mais rápido possível. De toda forma, uma coisa certa – o Brasil terá a primeira-dama mais linda do mundo. E o presidente Temer vai viajar sempre acompanhado por ela, que ajudará muito a melhorar a imagem do Brasil no exterior, em todos os sentidos.

E A JUSTIÇA ELEITORAL?

Mas nem tudo são flores para Michel e Marcela Temer. Os processos ainda correm soltos na Justiça Eleitoral. Se a chapa PT/PMDB for cassada, como tudo indica, ele também perde o mandato e haverá nova eleição. Se a cassação ocorrer este ano, eleição direta; se for no ano que vem, eleição indireta pelo Congresso Nacional, igual à de Tancredo Neves no fim do regime militar.
Como dizia Ulysses Guimarães, não  devemos nos preocupar com hipóteses, apenas com fatos concretos... 

Nenhum comentário: