quarta-feira, 22 de junho de 2016

A FUNDARPE TENTOU DAR DUAS SEM TIRAR DE DENTRO. SÓ QUE UMA GOZOU FORA...





Naná Vasconcelos será o homenageado do FIG 2016


PELA PRIMEIRA VEZ NA SUA HISTÓRIA

O FIG TERÁ SUA 
ABERTURA EM OUTRO
 
LOCAL, QUE NÃO A JÁ TRADICIONAL
 
PRAÇA 
GUADALAJARA (BOLA FORA). A

BOLA DENTRO FOI AO HOMENAGEADO  

NANÁ VASCONCELOS... DIGA-SE DE

PASSAGEM: MERECIDAMENTE!!!


Agora é oficial. O FIG 2016 terá mesmo 10 dias de duração com abertura na quinta-feira, 21 de julho, e encerramento no sábado, 30. A informação já havia sido adiantada semana passada por uma comissão de empresários garanhuenses que se reuniu no Recife com Secretário da Casa Civil, Antônio Figueira e foi confirmada hoje de maneira oficial pela. Fundarpe. Além de divulgar datas de início e encerramento do festival, a fundação anunciou que o homenageado desta edição será o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, falecido em março último.

"Sua dedicação às artes, seu empenho em revelar ao mundo toda a força da nossa cultura inspiram este momento de construção do FIG. Qualidades que, certamente, estarão refletidas em uma programação diversa, plural, que vai ampliar diálogos entre tradição e novidade nas mais diversas linguagens da arte e da cultura, do jeito que Naná nos ensinou", ressaltou Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura, em nota enviada à imprensa. 

Falecido no último 9 de março, Naná Vasconcelos dedicou mais de 50 anos de sua vida à arte e à cultura. Sua última participação no FIG foi em 2014, presenteando o público do Palco Instrumental com um show em parceria com o carioca Lui Coimbra. Um momento inesquecível, uma verdadeira celebração musical marcada por sons da natureza em pleno Parque Ruben van der Linden, belo ponto turístico da cidade. 

PROGRAMAÇÃO

A Fundarpe não adiantou nenhuma atração que figurará  na grade de programação do  26º FIG, limitando-se a dizer que todas as informações sobre o evento continuarão sendo divulgadas em seu portal e em seu perfil  nas redes sociais.

A abertura do Festival de Inverno de Garanhuns 2016 será na quinta-feira (21/7), com um concerto/espetáculo magno na Catedral de Santo Antônio, que contará com a presença do Governador de Pernambuco Paulo Câmara.

A nota não é clara quanto a se o palco principal, localizado na Praça Mestre Dominguinhos contará com apresentações artísticas na 1ª noite do evento, já que faz menção apenas a solenidade na catedral com a presença do governador.  Ainda segundo a Fundarpe,  na sexta-feira (22), o Palco Mestre Dominguinhos terá uma noite de shows em homenagem a Naná Vasconcelos.

 "O FIG vai ofertar um vasto leque de ações formativas, como oficinas, encontros e seminários. A programação está sendo construída tendo como referência a Convocatória do FIG 2016, que habilitou mais de 700 propostas de grupos e artistas nordestinos. Além de uma convocatória específica para Pontos de Cultura do estado; um Chamado para ocupação dos espaços de Artesanato e de Literatura; e ainda a Convocatória realizada pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, importante parceira do evento", diz a parte final da nota enviada à imprensa de Garanhuns. - Texto e imagens gentilmente roubados lá do Blog V&C Garanhuns - A manchete não faz parte do texto original.

Nenhum comentário: