quinta-feira, 29 de setembro de 2016

EM CAPOEIRAS É ASSIM: AO VENCEDOR AS BATATAS!!! NÃO, A VENCEDORA...



Por Altamir Pinheiro


Os batateiros deram com algumas  batatas minguadas na fritura, sem descascá-las. Quer dizer,  Plantaram ilusão e vão  colher uma baita decepção. As batatas jogadas no solo eleitoral não produziram o suficiente: Em que pese as terras de Capoeiras serem férteis, faltou um bom preparo da terra, adubo, fertilizante, água para ser irrigada. E o pior, FALTOU DECÊNCIA aos seus plantadores ou seguidores. A principal batata, a SEMENTE MÃE, deu uma de avestruz: Sumiu!!! Enfiou a cara num buraco e ficou "SUNTANDO" o tempo.  esperando o voto chegar, cair do Céu de paraquedas... O tal voto não deu as caras e nem vai dar, ESCAFEDEU-SE!!!

Por ter passado seu tempo(político), o opositor da prefeita Neide Reino, desde a eleição passada que ele vem sofrendo de estresse eleitoral e, se não bastasse esse enfadonho, nos tempos de outrora(e parece continuar assim), sempre foi uma pessoa DESAGREGADORA. A prova é tanta que, sequer, conseguiu agregar, unir, pacificar ou juntar  AS OPOSIÇÕES DE CAPOEIRAS... Pelo contrário: as oposições foram fragmentadas. Por que o bom de voto DUDU é neutro, hein?!?!?! E Edgar?! E?... E?... E?... Ufa, cansei!!! Como se sabe, os DESAGREGADORES têm uma energia de destruir, passam por a vida de outras deixando um rastro de discórdia. Normalmente, a primeira vista elas são muito simpáticas, atenciosas, fazem-se de amigas, mas aos poucos vão soltando um venenozinho aqui e outro ali, e muitas pessoas não percebem isso, confundem com amizade, lealdade ou algo que o valha. Outra coisa que devem-se prestar à atenção é quando essas pessoas saem do ambiente e deixam um cansaço e irritabilidade nas outras pessoas, é como se tivessem sugado a sua energia, a sua alma. 

Já, do outro lado da calçada, o clima é totalmente o oposto. Lá se encontra uma pessoa que, por natureza é totalmente AGREGADORA. Trata-se de Neide Reino, uma pessoa que tem mania saudável de agregar valor. Para ela vale a pena agregar valores duradouros à família, aos correligionários, as pessoas que se propõem caminhar juntas com seu grupo. Ou seja, na  política tem que somar e agregar, diz ela com a maior naturalidade. Afinal de contas, pelo seu jeito simplório, vigilante, e por ser uma pessoa que  sempre se caracterizou apta a ajudar a quem quer que seja,  até porque herdou essa tal   prestatividade do seu pai. Pois bem, por ser uma pessoa agregadora, correu do embate com o DESAGREGADOR como o cão foge da cruz. Neide não era doida polemizar com um adversário político que nunca hesitou em jogar a reputação alheia na fogueira e em fazer ilações absurdas sobre seus adversários.

Por fim, a eleição está  batendo em nossas portas e, na sua última e desesperada tentativa, o dito cujo juntamente com um magote de adeptos houvera por bem ou por mal apelar para o sinal derradeiro que seria o último tiro da  TURMA DO NUNCA FEZ, deu azar, saiu ou vai sair  pela culatra. Não é à toa que, no dia 2 de outubro, domingo, o autêntico, BATATEIRO, decepcionado, vai dar uma de TATU se enfiar num buraco e sumir para não presenciar a festança e a comemoração da estrondosa vitória... E aí, vai se cumprir a profecia da frase emblemática do escritor Machado de Assis que daqui fazemos uma apologia: ao VENCIDO OU ESMAGADO, ódio ou compaixão; a VENCEDORA, as batatas!!!


Nenhum comentário: