terça-feira, 20 de setembro de 2016

Neide Reino fez o dever de casa ao elevar a educação de Capoeiras à altura




Por Altamir Pinheiro

Gestor público que tem no comando da sua pasta de EDUCAÇÃO, uma secretária da competência de Macyanne Tenório, não tem do que se queixar. É só erguer as mãos para o céu e agradecer pela vigilância, aprimoramento e capacitações constantes ao seu corpo docente que é impregnada pela auxiliar da prefeita que tem um grupo coeso e dedicado de corpo e alma em prol da educação de Capoeiras, tendo em seus quadros   professora do quilate de uma LINDACI ARAÚJO que, há poucos dias, recitou e escreveu esta bela estrofe na rede social ao fazer ou deixar a impressão,  nas entrelinhas,  referência a possível reeleição de Neide Reino. SENÃO VEJAMOS: Voto não é pra ser vendido / O voto é consciência / O meu não vendo por nada / Escolho com paciência / Pra quando quiser serviços / Poder cobrar com decência...

O ministro Mendonça Filho divulgou em Brasília no meio da semana   o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo ao ano de 2015. Em geral, o resultado foi uma tragédia.  Mas, no meio da tragédia, o desempenho de Pernambuco foi satisfatório e, em Capoeiras foi excelente!!! Basta dizer que, o SALTO DE QUALIDADE do Índice de Desenvolvimento na Educação básica do Ensino Municipal de Capoeiras surpreendeu a todos. Menos a prefeita, a secretária  e todo o professorado que juntas vêm perseguindo o aprimoramento do ensino fundamental desde que Neide Reino e macyanne tomaram posse. Para se ter uma ideia, a pontuação aproxima-se da meta projetada pela plataforma para 2021. Quer dizer, anteciparam o bom desempenho da meninada em 5 anos. Ou seja, o que era para acontecer somente no ano 2021 quando Neide está terminando seu segundo governo chegou em 2016.

POIS BEM!!! É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Mas, para que serve o IDEB?!?!?! O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. As escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6 em 2022. Mesmo quem já tem um bom índice - COMO É O DESEMPENHO DE CAPOEIRAS -  deve continuar a evoluir. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas prevêem um esforço mais concentrado, para que elas melhorem mais rapidamente, diminuindo, assim, a desigualdade. NESTE PARTICULAR, CAPOEIRAS DEU DE LAVADA!!!

A rede pública de ensino avançou muito nos últimos 4 anos do Governo Neide. Recentemente, em contato que mantive com um casal de professoresOrgulhosa por administrar a unidade que obteve a maior nota pelo Ideb no Município em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a diretora da Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Moraes, Mara Urbano, declarou “atribuo esse êxito ao compromisso de uma equipe bem formada, dos professores em conjunto com os alunos. Estamos abertos às mudanças, a colocá-las no nosso dia a dia e, quando o prefeito e a secretária propôs isso, assumimos esse compromisso”, explicou.

PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO: - PREFEITA APROVADA NÃO PERDE ELEIÇÃO. DOS 11 MIL VOTOS VÁLIDOS QUE HAVERÁ EM CAPOEIRAS, 9 MIL, JÁ PERTENCEM A NEIDE REINO QUE SERÁ REELEITA TRANQUILAMENTE.




Nenhum comentário: