sábado, 29 de setembro de 2018

LÁ SE FORAM DEZ ANOS DA MORTE DO FRANK SINATRA BRASILEIRO




Por Altamir Pinheiro

Quem és tu? / Para querer manchar meu nome / Quem és tu? / Se fui eu quem matou tua fome / Quem és tu? Não és ninguém, não és nada / Quando eu te conheci / Vivias pelas ruas / Sempre desprezada / Tive pena, de te ver no abandono / Sem amor, sem guarida / Um coração sem dono / Foste dona do meu lar / Limpei o teu nome / Quem és tu? / Para manchar meu nome. Aí  é pra arrombar a tabaca de xolinha!!! Quem não tem cão caça com gato. Pois, nós temos, também, o nosso Frank Sinatra, ora bolas!!! Isto é o que podemos chamar de BOLERO  100% nostalgia... Este foi o Waldick  que conhecemos que encantou-se em setembro 2008, precisamente há dez anos. O cara tinha em seus melosos boleros aquelas temáticas da vida noturna, bares sombrios, amores perdidos e puteiros que varavam toda uma  noite. Esta música só parece com ‘’BUTECO’’. Ela é uma homenagem à  Associação Protetora dos Cachaceiros.

A sua trajetória de vida foi traçada aos 25 anos, quando  Eurípedes Waldick Soriano foi influenciado pelo cinema de faroeste e resolveu adotar o estilo do personagem Durango Kid --foi assim que acessórios como o chapéu preto passaram a fazer parte de seu visual. Em 1958, como tantos outros nordestinos resolveu ir "tentar a vida" em São Paulo. Queria ser cantor ou artista de cinema. Para sobreviver, enquanto a oportunidade nas rádios não surgia, foi engraxate, servente de pedreiro, garimpeiro e motorista de caminhão.

O primeiro contrato profissional como cantor e compositor foi assinado em 1960, com a gravadora Chantecler, ano em que lançou seu primeiro disco, um 78 rpm com os boleros "QUEM ÉS TU" e "Só Você".  O sucesso absoluto veio na década de 70, quando ele se tornou ícone da música conhecida como BREGA, mas que ele preferia dizer ROMÂNTICA. Suas canções eram tocadas nas rádios populares. Nesse período, sua presença era disputada por programas de televisão como o "Cassino do Chacrinha" e o "Programa Silvio Santos". O maior sucesso foi a música "EU NÃO SOU CACHORRO, NÃO", do disco lançado em 1972.

O nome da música se tornou expressão popular no Brasil. Nos anos 90, Soriano foi homenageado por Falcão, outro cantor da música brega, que regravou "Eu Não Sou Cachorro, Não" em inglês, na versão "I'M NOT DOG NO". No fim dessa década, o cantor se mudou para Fortaleza, no Ceará e excursionou pelo Nordeste. Dois anos antes de morrer,  o cantor foi tema do documentário "Waldick, sempre no meu coração", dirigido pela atriz Patrícia Pillar, que abordou a carreira e a vida íntima do artista no filme.

Em 2007, foram lançados pela Som Livre os CD e DVD "Waldick Soriano - Ao Vivo". O cantor se casou três vezes. Sua última mulher foi Walda Soriano, uma galegona ao molho pardo de dois metros de altura. Por natureza, Waldick era um manguaceiro nato e também  um mulherengo machista a toda prova. Eurípedes Waldick Soriano deixou uma das frases mais bem cunhadas nos anais da boemia e dos cabarés da vida: "Digo sempre que, cachaça moderada  e mulher em exagero  não fazem mal a ninguém".

Waldick morreu sem  possuir bens ou dinheiro e não  deixou nenhum patrimônio para os seus familiares. Waldemar da Silva Soriano Sobrinho, filho do cantor e compositor, morto em 2008 vítima de câncer na próstata, afirmou que o pai faleceu pobre deixando apenas o imóvel onde a família morava.  Segundo Waldemar, o pai --ícone do estilo brega nos anos 1960 e 1970 e responsável pelo sucesso "Eu Não Sou Cachorro Não"-- deixou apenas os direitos autorais das músicas e que hoje são alvo de disputa pela família.

Considerado também, pelos seus fãs, como o DURANGO KID brasileiro, Waldick Soriano cantou o amor visceral, aquele amor destrambelhado de  arrebentar a boca do balão. Cantor performático, muito atuante,   ele criou estilo próprio, inesquecível para cantar sentimento de amor entre o homem e uma mulher do sentimento amoroso às mazelas do cotidiano que envolvem os casais. A sua carreira musical deslanchou nos anos 50, com a música "QUEM ÉS TU?". Suas músicas se caracterizavam por tratar de relações amorosas, traições e de "dor de cotovelo". Assista ao vídeo logo abaixo e ouça a última vez que ele interpretou a canção QUEM ÉS TU?.

https://www.youtube.com/watch?v=_l1BZWaXhxo




Nenhum comentário: