domingo, 21 de agosto de 2022

O AGRESTE MERIDIONAL ANDA ABANDONADO E DESPROVIDO DE UM PROJETO ARROJADO PARA SALVAR, O QUANTO ANTES, A BACIA LEITEIRA DA REGIÃO DE GARANHUNS

Por Altamir Pinheiro

Logo após a estadia do candidato a governador, Miguel Coelho, na última sexta-feira, que veio inaugurar o comitê da dobradinha Coronel Campos/Gersinho, mantive um bate papo informal com o assessor especial do candidato para o Sertão Central que abrange municípios como  Parnamirim, Salgueiro e Ouricuri, que vem a ser o político Nivaldo Mendes, quando fiz vê-lo a necessidade da região de Garanhuns ser contemplada com um projeto arrojado por parte do candidato a governador Miguel Coelho, de uma política de incremento com um crucial  e indispensável  esboço ou traçado para incentivar o sofrido pecuarista da Bacia Leiteira do Agreste Meridional.

Em caráter de urgência, urgentíssima,  o candidato Miguel Coelho(UB-44), precisa voltar os olhos para a BACIA LEITEIRA  do Agreste Meridional de Pernambuco. Hoje, as cidades de Buíque, Venturosa, Capoeiras, Águas Belas, Bom Conselho, Garanhuns e os municípios entornos, há muito anos que fabricam o melhor queijo de coalho e manteiga do Estado. Há muito tempo que esses municípios cobram dos poderes públicos edificações conhecidas como casa do queijo (uma espécie de mini Ceasa) com box refrigerados para  a comercialização diária, dos derivados do leite.

A propósito, o candidato Miguel Coelho continua devendo uma visita à segunda maior feira de Gado do Estado de Pernambuco que  fica na cidade de CAPOEIRAS (só perde mesmo para Caruaru) e, por tabela, fazer um passeio matutino na maior feira livre de toda região do Agreste Meridional realizada às sextas-feiras. Só assim, o candidato iria perceber a força das feiras da região com a comercialização das mercadorias que são produzidas nos municípios circunvizinhos, principalmente produtos alimentícios derivados do leite e da carne e os artefatos de barro, ferro e madeira.

É preciso que o candidato aja, atue ou faça alguma coisa bem ligeira com um projeto de boa envergadura que dê suporte aos pecuaristas, haja vista que antes dos reflexos da pandemia do Covid-19, o setor estava em razoáveis condições, com produção crescendo e chuvas contribuindo para a qualidade do pasto. Esse assunto é crônico e ninguém quer dar jeito, pois quem perde é o produtor da ponta; os queijeiros, idem. Como também  a distribuição do leite IN NATURA para a população que é afetada diretamente,  havendo quase sempre aumento do preço final sem justificativa na produção, além de um iminente desabastecimento. Eis o grito de alerta para o candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho!!!

Nenhum comentário: