quinta-feira, 12 de abril de 2018

GARANHUNS GANHA UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DADA DE MÃO BEIJADA PELO PRESIDENTE MICHEL TEMER. OBRIGADO, PRESIDENTE!!!


 

O presidente Michel Temer assinou ONTEM, DIA 11, a lei que cria a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). O Projeto de Lei nº 5272/16 foi aprovado no Congresso no dia 20 de março e seguiu para sanção presidencial. A assinatura aconteceu em cerimônia no Palácio do Planalto e contou com a presença do Senador Armando Monteiro (PTB) e do Deputado Federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).

CAMPUS DA UNIVERSIDADE
A nova Universidade será um desmembramento de UFRPE. É que a Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco passará a ser a UFAPE, e funcionará aqui em Garanhuns. Está prevista a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados nos campi.

ENTRADA DA UNIVERSIDADE 
De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, a universidade originária, funcionará como tutora nos primeiros anos da nova instituição. O orçamento, inclusive, continuará indo para as tutoras nesse período. “O primeiro passo é estruturar a Universidade, com acompanhamento da universidade tutora. [...] Depois de ter minimamente a estrutura, as instituições tutoras continuam apoiando até a total autonomia desse processo, que deve durar de quatro a cinco anos”. O Ministro disse ainda que a abertura de novas vagas só será discutida após a estruturação inicial.

PREFEITO DE GARANHUNS
“Esse é um grande presente que Garanhuns e o Agreste Meridional recebem. Essa nova Universidade vão trazer novos empregos e mais desenvolvimento para o nosso Município”, comemorou o Prefeito Izaías Régis (PTB). De acordo com o senador Armando Monteiro (PTB), autor do parecer favorável na Comissão de Educação do Senado para criação da Universidade, a escolha de Garanhuns para sediar a UFAPE se justifica não apenas por aproveitar as instalações locais da Universidade Federal Rural, mas também “pela relevância socioeconômica e cultural do Município, polo de desenvolvimento da microrregião do Agreste Meridional”, registrou o Senador Petebista. - Texto gentilmente roubado lá do blog de Carlos Eugênio - 

Nenhum comentário: