sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

JAQUES WAGNER TAMBÉM SE LAMBUZOU...


Aguirre Talento, Márcio Falcão e Paulo Gama

Mencionando mais de 20 políticos, de ministros a parlamentares, as mensagens do celular do EX-PRESIDENTE DA OAS LÉO PINHEIRO interceptadas pela Polícia Federal indicam o agendamento de viagens para o ex-presidente Lula, citações ao ministro-chefe da Casa Civil Jaques Wagner (PT) e encontros com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A Polícia Federal encaminhou um relatório de cerca de 600 páginas à Procuradoria-Geral da República sobre os principais achados nas mensagens telefônicas de LÉO PINHEIRO, que mantinha proximidade com políticos do alto escalão da República.

Mensagens citando Wagner, o presidente da Petrobras Aldemir Bendine e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad foram reveladas nesta quinta-feira (7) pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. A Folha teve acesso a mensagens citando Lula, Wagner, Renan e o ministro Edinho Silva (Comunicação Social).

Em relação a Lula, citado nas mensagens como “BRAHMA” segundo a Polícia Federal, LÉO PINHEIRO conversa com seus funcionários para decidir viagens do ex-presidente ao exterior e cita a ajuda dele em obras.
Uma das mensagens do empreiteiro diz que “O BRAHMA QUER FAZER A PALESTRA” ENTRE OS DIAS 24 E 26 DE NOVEMBRO DE 2013 EM SANTIAGO. JÁ NO DIA 25 DAQUELE MESMO MÊS, UM FUNCIONÁRIO DO EMPREITEIRO LHE ENVIA UMA MENSAGEM INDICANDO A DISPONIBILIZAÇÃO DE UM AVIÃO PARA LULA IR AO CHILE. “Leo, colocamos o avião à disposição de Lula para sair amanhã ao meio-dia. Seria bom você checar com Paulo Okamotto [presidente do Instituto Lula] se é conveniente irmos no mesmo avião”, diz a mensagem, cujo remetente foi César Uzeda, segundo a PF, que foi executivo da OAS na área internacional.
QUERENDO SABER…
Ainda sobre o Chile, LÉO PINHEIRO diz a um funcionário que Lula estava “PROCURANDO SABER” de obras que a OAS tocava no país, sem  O ex-presidente da OAS também manda uma mensagem para Uzeda em 7 de janeiro de 2014 afirmando que Lula “PODERÁ IR AO URUGUAI AGORA EM JANEIRO OU INÍCIO DE FEVEREIRO. VEJA COM DIEGO QUANDO SERIA MELHOR”.
JAQUES WAGNER
segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, trocou mensagens com LÉO PINHEIRO que indicavam sua atuação a favor da empreiteira OAS. Também há suspeita de negociação de apoio financeiro ao candidato petista à Prefeitura de Salvador em 2012, Nelson Pellegrino. Segundo a publicação, em 2014 LÉO PINHEIRO pede ajuda a Wagner para falar com o então ministro dos Transportes para “liberar o recurso no valor de R$ 41,760 milhões” referente a um convênio assinado em 2013. “OK, VOU FAZÊ-LO ABS DOMINGO VAMOS GANHAR COM CERTEZA”, RESPONDEU JAQUES WAGNER. A Folha também teve acesso a uma mensagem de LÉO PINHEIRO na qual, segundo a PF, ele indica “centros de custo” relacionados a Wagner e obras na Bahia. “JW e CD. Centro de Custo. 45% Fonte Nova. 45% Bahia Norte. 10% Via Expressa”, envia LÉO PINHEIRO a um funcionário.
RENAN CALHEIROS
As mensagens no período entre 2012 e 2014 mostram ainda ao menos seis pedidos para encontros com o presidente do Senado, Renan Calheiros, segundo a PF. Em 13 de setembro de 2013, LÉO PINHEIRO recebe uma mensagem de seu funcionário dizendo: “DR. ALEXANDRE GRANGEIRO AGENDOU UMA REUNIÃO COM DR. RENAN NA RESIDÊNCIA DELE DOMINGO ÀS 11H”. Em um outro diálogo, o empreiteiro sugere que Renan engavetou um projeto, mas não dá mais detalhes. Em uma mensagem ao próprio Edinho, à época tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff, LEO PINHEIRO o informa sobre um cronograma de doações, com três datas e o número cinco. A EMPRESA REALIZOU QUATRO DOAÇÕES DE R$ 5 MILHÕES À CAMPANHA DE DILMA EM 2014.
ALDEMIR BENDINE
Sobre Aldemir Bendine, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, ele negociou com a OAS, quando ainda era presidente do Banco do Brasil, a aquisição de debêntures (títulos da dívida) da empreiteira. As mensagens indicam que em outubro de 2014 Bendine esteve com Pinheiro e outro dirigente da OAS para tratar dos títulos. “O DIDA MARCOU ÀS 18H30. TEREI DE IR COM ‘ACMP’, POIS TEMOS A NOVA DEBÊNTURE, QUE É VITAL”, AFIRMOU PINHEIRO.

A assessoria do Instituto Lula disse que não teve acesso a esse relatório da Polícia Federal e não vai se manifestar sobre vazamento seletivo e ilegal de informações. Em nota divulgada no início da tarde desta quinta, o ministro Jaques Wagner afirmou “estar absolutamente tranquilo quanto a minha atividade política institucional, exclusivamente baseada na defesa dos interesses do Estado da Bahia e do Brasil”.

WAGNER CRITICA VAZAMENTOS

Wagner se colocou à disposição do Ministério Público e e demais órgãos competentes para quaisquer esclarecimento e criticou vazamentos. “EM TEMPO, MANIFESTO MEU REPÚDIO À REITERADA PRÁTICA DE VAZAMENTOS DE INFORMAÇÕES PRELIMINARES E INCONSISTENTES, QUE NÃO CONTRIBUEM PARA ANDAMENTO DAS APURAÇÕES E DO DEVIDO PROCESSO LEGAL.” Edinho Silva afirmou, em nota no seu blog, que todas as doações para a campanha de Dilma foram legais e que manteve relações políticas com empresários “DE FORMA TRANSPARENTE E DENTRO DA LEGALIDADE”. “É IMPOSSÍVEL ALGUÉM QUE OCUPE CARGO PÚBLICO DEIXE DE DIALOGAR COM REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL, INCLUSIVE EMPRESÁRIOS.”

A Folha não obteve retorno da assessoria de Renan. Bendine sustenta em nota que as propostas ao Banco do Brasil tiveram tratamento técnico. A assessoria do Banco do Brasil confirma que recebeu a oferta de debêntures da OAS, mas informa que a operação não se concretizou. “O Banco do Brasil informa que o recebimento e a análise de propostas de negócios enviadas por grandes empresas é uma atividade rotineira. Todas as propostas recebidas são analisadas de acordo com critérios técnicos e a aprovação cabe a instâncias colegiadas. No caso da proposta comercial citada, o Banco do Brasil informa que a mesma foi recebida, analisada, mas não foi contratada.” - As imagens e a manchete não fazem parte do texto original - 


PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO: - LEMBRO-ME MUITO BEM  DOS FILMES DE FAROESTE AONDE O BANDIDO ERA LAÇADO E ARRASTADO POR UM CAVALO PELAS RUAS. QUE BOM SERIA SE ESSE FOSSE O DESTINO DO SEBOSO DE CAETÉS(LULA) SER PUXADO À FORÇA PELO XERIFE SÉRGIO MORO. MAS COMO NÃO ESTAMOS NO VELHO OESTE, PELO MENOS SE O SAPO BARBUDO VIR A  MOFAR NA CADEIA VALE A PENA FAZER UMA VISITA A ESTE TRASTE QUE DESGRAÇOU E ESPATIFOU  O BRASIL EM BANDAS...


Nenhum comentário: