terça-feira, 5 de abril de 2016

DILMA É ORDINÁRIA, DESEQUILIBRADA E TÁ FICANDO DOIDA...













Carlos Newton
Em todo assunto muito polêmico, sempre surgem teorias conspiratórias. No caso do estado de saúde da presidente Dilma Rousseff, revelado pela revista IstoÉ, a internet logo divulgou as mais disparatadas versões. Uma delas é de que a notícia teria sido plantada pelo PT para evitar o impeachment. Outra teoria é de que o objetivo final é tumultuar ainda mais o quadro político, para que sejam convocadas novas eleições este ano, para que Lula se candidatasse novamente.
Mas essas hipóteses são descabidas e não têm o menor fundamento. O PT ou o governo jamais vazariam de propósito uma notícia deste tipo, altamente depreciativa e cujo efeito maior, se for confirmada a veracidade da reportagem, será a completa destruição do que resta da imagem política e pessoal de Dilma Rousseff.
É preciso notar que essa informação sobre a saúde mental da presidente da República não tem a menor utilidade para evitar o impeachment. Pelo contrário, significa o mais forte motivo para justificar o afastamento definitivo da presidente, já nem mais importa se houve não crimes de responsabilidade ou crimes eleitorais.
Quanto à possibilidade de novas eleições para beneficiar Lula, trata-se de outro delírio, pois tal hipótese se poderia ocorrer se o TSE cassasse a chapa Dilma/Temer, sem dar oportunidade de ser empossada outra chapa que disputou o segundo turno, como já ocorreu nos dois casos anteriores (cassação de governadores Jackson Lago e Cássio Cunha Lima, no Maranhão e na Paraíba).

UMA DOENÇA GRAVE

Como se sabe, a revista IstoÉ afirma que a presidente está sendo tratada com um medicamento muito forte, cuja bula não deixa margem a dúvidas:
 A Olanzapina é indicada para o tratamento agudo e de manutenção da esquizofrenia e outras psicoses, nas quais sintomas positivos (ex.: delírios, alucinações, alterações de pensamento, hostilidade e desconfiança) e/ou sintomas negativos (ex.: afeto diminuído, isolamento emocional e social, pobreza de linguagem) são proeminentes. A Olanzapina alivia também os sintomas afetivos secundários, comumente associados com esquizofrenia e transtornos relacionados. A Olanzapina é eficaz na manutenção da melhora clínica durante o tratamento contínuo nos pacientes que responderam ao tratamento inicial. A Olanzapina é indicada, em monoterapia ou em combinação com lítio ou valproato, para o tratamento de episódios de mania aguda ou mistos do transtorno bipolar, com ou sem sintomas psicóticos e com ou sem ciclo rápido. A Olanzapina é indicada para prolongar o tempo e reduzir as taxas de recorrência dos episódios de mania, mistos ou depressivos no transtorno bipolar.”

NÃO É ESQUIZOFRENIA?

Na opinião do psiquiatra e psicanalista Ednei Freitas, que conquistou renome internacional com seus estudos sobre a chamada “segunda memória”, muito provavelmente a presidente Dilma não estaria sofrendo de esquizofrenia.
“Pelo relato da revista IstoÉ, o que parece estar acontecendo é um surto agudo de mania ou transtorno bipolar I, que antigamente chamávamos “mania furiosa” – uma das formas graves de se manifestar. Mas esta doença é tão grave quanto a esquizofrenia. No caso, a paciente precisaria de alguns dias de internação hospitalar até o quadro clínico regredir um pouco, e tomar Olanzapina, o que ela vem fazendo”, diz o especialista, acrescentando:
“Mas a Olanzapina por si só não resolve o problema. É preciso de acompanhamento constante de um psiquiatra dentro e fora do hospital, por tempo prolongado. A doença em fase aguda provoca oscilações, às vezes delírios, às vezes agressividade extrema em que o paciente precisa ser contido, e no transcurso pode ocorrer depressão, por isso o transtorno chama-se bipolar, isto é, alterna mania com depressão. Até ideias suicidas podem ocorrer”.
Bem, este é o quadro clínico, que está a demonstrar que a presidente não tem equilíbrio para governar o país. A resposta da Presidência foi emitir nota oficial no sábado, para anunciar que vai processar a revista e os repórteres, inclusive com pedido de indenização por danos morais. E a direção da IstoÉ ainda não respondeu ao Planalto. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: