quinta-feira, 28 de abril de 2016

PARA SER PRESIDENTE TEM QUE TER CURSO SUPERIOR. LULA TÁ FORA: SÓ TEM O MOBRAL...


Texto fantasioso - porém, plausível - escrito a partir de uma notícia real, a da PEC que, se aprovada pelo Senado, vetará a candidatura de quem não possuir ensino superior; apresentada em 15 de março, foi assinada por 190 deputados, 19 a mais que o necessário para a apreciação do Senado.

Lula, o Homem que Copiava, depois de xerocopiar todos os projetos criados durante os governos de Fernando Henrique Cardoso , pretende agora hastear novamente uma das grandes bandeiras da Ditadura Militar : o Mobral, o Movimento Brasileiro de Alfabetização, que tinha como objetivo a alfabetização funcional de jovens e adultos já fora da idade escolar. 

Criado em 1967 pelo general Emílio Garrastazu Médici, o Mobral começou suas atividades em 1970 e tinha como meta a erradicação do analfabetismo no Brasil num prazo máximo de 10 anos. Foi extinto em 1985 por um decreto de José Sarney e ficou muito longe do pretendido, diplomou apenas quinze dos quarenta milhões de brasileiros que passaram por suas salas. Ou seja, o Mobral era mais difícil que o ensino médio de hoje, não diplomava qualquer um.

Estará Lula preocupado com o recrudescimento do analfabetismo entre jovens e adultos, depois de ter lido a matéria, publicada nesse ano pela revista Exame, que revelou que apenas 8% dos brasileiros em idade economicamente ativa são proficientes em português e matemática?

Leu é o caralho que leu! Que Lula só lê o placar de jogo do Corinthians, e olhe lá. E ainda que tivesse lido, dou o meu cu se ele souber o que é proficiência. Lula pertence aos outros 92% da população.

Preocupado com o povo é o cacete! Lula está preocupado é com ele mesmo. Está, para variar, é a visar causa própria.

É que está para passar pelo crivo do Senado uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que, uma vez aprovada, proibirá a candidatura de quem não possuir ensino superior. Com a qual, eu concordo plenamente. Uma vez que o sujeito irá legislar, no mínimo, ele deveria possuir um bacharelado em direito; caso seja um cargo no Executivo (prefeito, governador, presidente), no mínimo, um bom curso de Administração Pública.

O deputado Irajá Abreu (PSD-TO), autor da proposta, diz buscar “estabelecer um patamar superior” para os representantes. De acordo com ele, “a disponibilidade de conhecimentos integrados por uma visão acadêmica pode propiciar com maior efetividade uma visão mais profunda da realidade brasileira”. Afirma ainda que hoje muitos integrantes do Legislativo possuem dificuldade de leitura, “o que impede que os membros atuem de modo efetivo nas suas funções constitucionais”.

Com a aprovação da PEC, Lula, o filho do Brasil, ficaria impedido de disputar o pleito presidencial de 2018. O barbudo seria barrado no baile. No baile de formatura.

Reativado, o Mobral será, pois, um rápido trampolim para Lula ingressar numa faculdade e alcançar o tão almejado sonho da beca e do canudo. Do título que lhe contemplará com um anel de doutor. Assim, além de se capacitar para as eleições de 2018, Lula poderá se juntar àqueles que, em 1993, quando o Brasil ainda julgava que Lula fosse honesto, chamou de os 300 picaretas com anel de doutor. Lula, até hoje, só é um picareta. E foi homenageado, na época, por um outro picareta, Herbert Vianna, na música Luís Inácio (300 picaretas). De posse do diploma, Lula não somente poderá concorrer de novo à Presidência, estará graduado também para ser o general do exército dos 300 picaretas com anel de doutor, um Leônidas à frente dos 300 de Esparta.

Concluindo o Mobral, Lula não perderá tempo, iniciará imediatamente uma faculdade. De pedagogia, é claro. Que é a graduação de nível "superior" mais fácil de se ingressar e de se concluir do país, e também a mais inútil. Que só serve mesmo para prestar concurso público, ou, como se dizia antigamente em relação às moças casadoiras, para "esperar marido". À distância, de preferência. E ainda pagando propina para algum "laranja" fazer as provas on-line para ele.

Lula tirará o Mobral da sepultura. Lula fará faculdade para concorrer às eleições de 2018. De pedagogia. Isso, é claro, se for aprovado no Mobral. Fazer pedagogia é fácil. Quero ver é passar no Mobral.

E com tantos vereadores e deputados cantores, ex-jogadores de futebol, pastores evangélicos e mulheres-fruta, aluno é o que não vai faltar nas salas do novo Mobral, que também poderia ser chamado de Meu Diploma, Minha Vida.

Eu mesmo aceitaria de bom grado lecionar para esse povo. Desde que meu salário fosse equiparado ao deles. E que ainda eu recebesse auxílio-giz, auxílio-jaleco e auxílio-apagador.

Agora, se mais esse plano de Lula para voltar ao comando do país der, literalmente, com os burros n'água, se a Câmara dos Deputados e o Senado, em mais um gesto de vingança e perseguição a Lula e ao PT, rejeitarem o projeto de lei que recriaria o Mobral, não tenham dúvidas : veremos o nascimento de mais um dos "movimentos sociais" que empesteiam a nação, veremos o surgimento dos MSD, o Movimento dos Sem Diploma, querendo ganhar no tapetão o que todo cidadão se esforça e trabalha para.

Da mesma maneira que João Pedro Stédili é o homem de confiança de Lula a liderar os MST, o segundo em comando do barbudo à frente dos MSD também já está definido : ele, ninguém mais ninguém menos que o abestado Tiririca. - Texto gentilmente roubado lá no blog  A MARRETA DO AZARÃO -

Nenhum comentário: