domingo, 13 de dezembro de 2020

13 DE DEZEMBRO, DIA DE SANTA LUZIA

 



ERALDO CAVALCANTE SILVA – MACEIÓ-AL


Em 13 de dezembro

Santa Luzia me deu ao mundo

Da vida só me perturba o ocaso

E no dia que completo sessenta

Rogo a Luzia um pouco de prazo

Nem que seja um farelim

Para eu chegar aos noventa



As vezes me perguntam

A quem puxei de olho azul

respondo sem engano

Pergunte a Luzia

Que iluminada naquele dia

Roubou uma gota do oceano



Tenho tudo que quis

Se quero mais

É fato inconteste que fui feliz

Não que eu ache ruim os sessenta

E Santa Luzia me conceda

Mas nem que seja um tiquim

Para eu chegar aos noventa



Se o fim já fuça as ventas

Não reclamo de nada

dos cabelos que mudaram de cor

Dos comprimidos que me enchem a boca

Nem das manhãs travadas de dor

Santa Luzia me dê

Mais uma nagadinha de nada

Só quero chegar aos noventa


Eraldo Cavalcante Silva, 60 anos, no iluminado dia de Santa Luzia.

Um comentário:

Altamir Pinheiro disse...

……….Às vezes me perguntam/ A quem puxei de olho azul/ respondo sem engano/ Pergunte a Luzia/ Que iluminada naquele dia/ Roubou uma gota do oceano… Pois bem, se depois dos 60 anos, Dr. Eraldo for na POESIA o que é na medicina, Cacimbinhas, Maceió e Alagoas, quem sabe, estão ganhando um novo Jorge de Lima que também era médico e que hoje é considerado o príncipe dos poetas alagoanos. Ao se tornar um SESSENTÃO, o melhor das piores idades, o meu dileto amigo de infância é um iluminado pela virgem Luzia, a Santa protetora dos olhos.


P.S1.: – Em homenagem ao amigão alagoano, o sessentão Dr. Eraldo, ofereço-lhe como presente pelo seu aniversário, uma poesia do poeta paraibano Noaldo Dantas que imaginou o dia em que Deus criou o Estado de Alagoas. EI-LA: Ô São Pedro, pegue o estoque de azul mais puro e coloque dentro das manhãs encarnadas de sol; faça do mar um espelho do céu povilhado de jangadas brancas; que ao entardecer sangre o horizonte; que aquelas lagoas que estávamos guardando para uso particular, coloque-as neste paraíso.

P.S2.: – Gostei do farelim, nagadinha e tiquim…