sexta-feira, 19 de agosto de 2022

CENSO DO IBGE, EM 15 DIAS, AVANÇA NA CONTAGEM DA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS

 


RECENSEADOR ALTAMIR PINHEIRO


Por Altamir Pinheiro

Há quem diga que o Censo é um retrato do Brasil e os recenseadores são os seus fotógrafos oficiais. Pois bem,  em todos os 5.568 municípios brasileiros, os questionários do Censo 2022 estão sendo feitos desde o dia  1 de agosto e, nesses primeiros 15 dias a população brasileira recenseada já ultrapassa o montante de 37 milhões de pessoas. ou seja, cerca de 18% dos habitantes espalhados pelo Brasil afora já foram contados. 

Quanto à Garanhuns, o contigente de quase 100 recenseadores espalhados nos bairros, setores, quarteirões e logradouros da cidade já estão em andamento mais de  50% de seus respectivos estabelecimentos comerciais de várias finalidades, como também as residências de ocupação permanente, vagas e ocasionalmente ocupadas já foram visitadas. Porém, ainda,  NÃO CONCLUÍDAS em razão das ausências costumeiras dos moradores que por várias razões não se fazem presentes em seus respectivos lares quando  o recenseador bate à sua porta.  

Em termos de Brasil,  mais de 183 mil recenseadores estão visitando todos os domicílios do país, que o IBGE estima em aproximadamente 75 milhões.  Além de saber o tamanho exato da população - atualmente estimada em 215 milhões de habitantes - o Censo fará um retrato  detalhado dos brasileiros, mostrando as principais características socioeconômicas: idade, sexo, cor da pele ou raça, religião, escolaridade, renda, existência entre outros dados sobre saneamento básicos em seus respectivos domicílios. 

Os recenseadores visitarão todos os lares do país, incluindo aldeias INDÍGINAS. Além disso, moradores de áreas  QUILOMBOLAS (como é o caso do município de Garanhuns nas comunidades do Castainho, Timbó e adjacências) estão sendo contabilizados pela primeira vez. Os primeiros resultados do Censo 2022 devem ser  divulgados ainda este ano. Outras análises e comparações de dados serão publicados paulatinamente no decorrer dos anos 2023 e 2024.

Mais uma vez, conclamamos à toda população de Garanhuns para que nós, recenseadores,  não  sejamos tratados pelos moradores locais  a CHUTES E PONTAPÉS, mas com urbanidade, cortesia e gentileza. Diga-se de passagem, os apelos da imprensa de Garanhuns vem surtindo efeitos positivos. Afinal de contas, quem ganha com tudo isso é  a população como um todo que ao prestar as devidas informações corretas faz com que Garanhuns tenha um número de habitantes preciso e quem ganha com isso é a própria  cidade que acompanha a evolução ou o aumento do Fundo de Participação do Município (FPM),  que é medido através  da quantidade de  gente que no momento  está sendo recenseada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Sr Altamir. Belíssima matéria.

d.Matt disse...

Como sempre, muito oportuna a sua explanação e informação.

Acho que o amigo deveria aparecer mais e nos gratificar com as suas palavras, sempre,
pois há uma falta de idéias lógicas e ficamos quase sempre em branco.

Sua presença é muito importante. Fico torcendo pela sua volta pois os seus textos, sempre brilhantes, sempre me incentivaram a comentar, não só sobre filmes, que aprendi com o amigo, mas também pela falta de idéias, pois a politica, como sempre e os seus politicos
profissionais estão prendendo os nossos intestinos e precisamos urgentemente de um
poderoso laxante para evacua-los no devido lugar.

Não consigo engulir esse oportunismo do atual vice do ladrão, o que vem provar o que eu sempre digo, i.é. Basta dar um tempo que TODOS os politicos são oportunistas e
voltam contra as suas idéias ou e se aliam aos seus antigos oponentes
a procura de abrigo ou vantagens. Todos são uns bundas cagadas.
Aqueles melhorzinhos, que possivelmente tem alguma chance, eles destrõem como fizeram com o
Juiz que largou o seu cargo para ajudar o Bozo e levou uma rasteira sem nome.

Altamir Pinheiro disse...

Gigante d.matt!!! ANdo muito atarefado com o recenseamento do IBGE, mas vêm ai boas notícias, pois estou ganhando um dinheirinho para publicar nossos sonhos que é o livro NO ESCURINHO DO CINEMA.

P.S.: - Encontrei alguns patrocínios, mas os recusei em razão deles queriam que o livro fosse colorido e principalmente as fotografias das empresas patrocinadoras. Não aceito em hipótese alguma!!! O livro é todo preto e branco a começar pela sua capa!!!

Um abração do tamanho da praia de sua bela cidade catarinense,