quarta-feira, 8 de março de 2017

ZÉ DIRCEU DO PT FOI CONDENADO, POR ROUBO, A 32 ANOS DE CADEIA





Josias de Souza

José Dirceu desponta na Lava Jato como uma delação que preferiu não acontecer. Condenado NOVAMENTE pelo juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira, o grão-petista já acumula no petrolão sentenças que SOMAM 32 ANOS E 1 MÊS DE CADEIA. Por muito menos, outros encrencados no escândalo suaram o dedo em acordos de delação. Trocaram o risco da permanência longeva numa penitenciária pelo benefício de arrastar uma tornozeleira eletrônica no caminho que separa a sauna da pérgula da piscina de uma casa em Angra dos Reis ou na Barra da Tijuca.

Pela lógica da delação , Dirceu teria que dedurar para cima. Sua colaboração não seria aceita se não mencionasse um nome: LULA. Responsável pela costura dos acordos interpartidários que azeitaram a chegada de Lula ao Planalto, Dirceu é co-autor do projeto de poder que guindou o PT à condição de MÁQUINA COLETORA DE PIXULECOS. Se Dirceu tivesse contado o que sabe, LULA JÁ NÃO ESTARIA FAZENDO POSE DE ALTERNATIVA PRESIDENCIAL PARA 2018.
O silêncio do ex-guerrilheiro é cultuado pelo petismo. Mas pessoas que visitaram Dirceu dizem que ele se queixa de abandono. Um amigo petista do preso afirmou ao repórter que, a despeito da mágoa que nutre pelo partido e por seus líderes, Dirceu jamais consideraria a hipótese de se converter em delator. Trancado em seus rancores, o ex-chefão da Casa Civil repara que o petismo derrete e Lula coleciona ações penais sem que ele tenha movido os lábios.
A única traição que Dirceu cometeu foi contra o seu próprio mito. Até o mensalão, conseguiu manter as aparências. Punho esguerdo erguido, foi preso e recolhido à Papuda imaginando-se beneficiário da atenuante de não ter agido em proveito próprio ou alcançado fins que não justificassem os meios. No petrolão, restou demostrado que evoluiu definitivamente do SOCIALISMO DE RESULTADOS PARA A APROPRIAÇÃO PESSOAL. Hoje, não resta dúvida de que Dirceu deixou a IDEOLOGIA PARA CAIR NA VIDA. Transformou sua casa em Vinhedo (SP) num pedaço de Éden. Mas sem a delação e com 70 anos de idade, completados atrás das grades, terá de rezar para que a propriedade não vá a leilão.
De resto, Dirceu será compelido a conviver com um verbete na enciclopédia em que seus ideais estudantis se misturarão a trechos das sentenças de Sergio Moro. Trechos como esse, extraído da condenação desta quarta-feira:

“O MAIS PERTURBADOR EM RELAÇÃO A JOSÉ DIRCEU DE OLIVEIRA E SILVA CONSISTE NO FATO DE QUE PRATICOU O CRIME INCLUSIVE ENQUANTO ESTAVA SENDO PROCESSADO E JULGADO PELO PLENÁRIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NA AÇÃO PENAL 470 [MENSALÃO], HAVENDO REGISTRO DE RECEBIMENTO DE PROPINA, NO PRESENTE CASO, ATÉ PELO MENOS 23/07/2012. NEM O PROCESSO E O JULGAMENTO PELA MAIS ALTA CORTE DO PAÍS REPRESENTOU FATOR INIBIDOR DA REITERAÇÃO CRIMINOSA, EMBORA EM OUTRO ESQUEMA ILÍCITO. AGIU, PORTANTO, COM CULPABILIDADE EXTREMADA…”

Um comentário:

  1. Quem tambem está preso é o O irmão de Dirceu, Luiz Eduardo Oliveira e Silva, foi condenado 6 anos e 8 meses de prisão também por corrupção e lavagem

    ResponderExcluir