Por Altamir Pinheiro
A cidade de Garanhuns, tem-se caracterizado como um polo de crescimento e desenvolvimento, tanto do ensino superior, como econômico, onde tem se instaladas nas últimas duas década e especialmente a partir do Século XXI, faculdades, aglomerados comerciais de médio porte, prestadores de serviços, além da fomentada indústria do turismo com três datas importantes no calendário da cidade(abril, julho e dezembro), as quais têm contribuído significativamente para o destaque de Garanhuns, no âmbito regional, no que se refere ao desenvolvimento do complexo educacional de nível superior, econômico e social.
A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco(UFAPE) é um antigo anseio da comunidade acadêmica local. Com a chegada, recentemente, dessa instituição numa cidade de médio porte encravadas na região Nordeste, tal como é o caso de Garanhuns, ela só vem a somar, pois, a maior parte da circulação de recursos financeiros feitas através dos pagamentos dos salários dos funcionários e professores, juntados à necessidade de obras, equipamentos e despesas de custeio e manutenção das instituições de ensino, são de grande importância para o meio sócio econômico onde a área universitária se encontra. Além disso, os gastos com alunos que procedem de outras localidades também fomentam as atividades locais, principalmente os serviços prestados e relacionados ao meio acadêmico, sendo que o número destes alunos oriundos das cidades circunvizinhas tendem a aumentar, conforme o aumento de vagas oferecidas pela universidade.
Uma Instituição educacional que abrange vários cursos de nível superior através de seu papel de ensino, pesquisa e extensão, é de praxe que esteja vinculada ao setor produtivo. E mais: o papel de uma instituição de ensino como dinamizador das economias locais e regionais onde as mesmas estão instaladas, principalmente no seu entorno, através da geração de emprego e renda, colabora significativamente no crescimento e desenvolvimento de toda uma região.
Com a criação da UFAPE nada mais justo do que a comunidade local procurar uma maneira de se mostrar apta para as oportunidades que baterem à sua porta. Individualmente falando, por mais simples que pareça, ter formação universitária e carregar um diploma debaixo do braço faz toda a diferença na caminhada de qualquer pessoa para o seu respectivo sucesso. Com ele, além de muitas vantagens comparativas, o indivíduo receberá também uma série de aprendizados essenciais para construir quem ele é, além de muito crescimento e amadurecimento que conseguirá através do curso que se propôs a fazer. São muitos os benefícios que um diploma universitário pode trazer.
Para a massa jovem, o conhecimento adquirido na faculdade vai muito além do acadêmico e do profissional: quando este jovem ingressa em um curso superior, sem a menor farelo de dúvidas, em seu bojo aparece uma oportunidade em mãos para crescer pessoalmente. Ter de lidar com prazos, novas responsabilidades e, principalmente, como conviver com muitas pessoas (e muito diferentes!!!) serão aprendizados que ele levará para toda a vida, e que ajudarão a construir quem será essa pessoa no futuro. É o que podemos chamar de MATURIDADE PARA A VIDA..
Como se sabe, diploma universitário não é a garantia do sucesso profissional absoluto, mas tê-lo em mãos pode dizer muito para o estudante agrestino ou quem quer que seja e que venha de onde vier. Possuir diploma de um bom curso em uma universidade federal com a estrutura que a UFAPE já possui dentre todos os outros aspectos citados, vem em anexo o reconhecimento. Reconhecimento este, de sua família, das pessoas que passaram por sua trajetória acadêmica e, principalmente, reconhecimento dentro do mercado de trabalho. O futuro estudante da UFAPE ainda tem dúvidas de que um diploma universitário é um grande diferencial em seu currículo frente a toda competitividade do mercado de trabalho?!?!?! Que a juventude de Garanhuns, da região do Agreste Meridional ou de qualquer parte do país façam bom uso da nova UFAPE e, que este ano, saibam votar naqueles que se esforçaram tanto para trazê-la para a nossa região.
Um comentário:
Sera que vai abrir direito?
Postar um comentário