quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

CEIA DE NATAL SOFISTICADA


Por Altamir Pinheiro


Enquanto o mundiçal remelento do Bolsa Esmola (que votou maciçamente em Sivaldo Albino) e os flagelados do Bunda Suja Bolsonaro deixados ao Léo pelos bandidos “incarnados”  do PT, com os seus 300 ou 600 reais do auxílio emergencial vão comemorar o natal com uma suculenta ceia tendo como cardápio: couro de bacalhau,  espinha de peixe ao molho de coco, figo alemão, pé de galinha, farofa de cuscuz com   Sardinhas Coqueiro,  carne de charque assada  na brasa  acompanhada de         arroz apenas  à água e sal,  maionese estragada, pimentão suspeito, vindo em seguida à sobremesa de pavê de jerimum  ou pudim  de marmelo.


É bom frisar que a sobremesa pode ser acompanhada também  de   frutas como jaca, carambola  e pitomba, tendo como  cálice para  bebericar em taças de acrílicos de cores berrantes de R$ 1,99 ou copos de supermercados de molho de tomate com direito a brindar: tin, tin,  o saborosíssimo vinho jurubeba, catuaba, fogo paulista,  cidra cereser, gengibre quentinho e seus derivados. Enquanto isso, do outro lado da mesa, vêm os abastados da classe alta e média e os funcionários públicos federais, principalmente os pertencentes à justiça,  com à mesa farta de comidas do estrangeiro. Afinal de contas, gente fina é outra coisa!!!


Para o brasileiro bom de bolso, sua primeira preocupação na ceia de natal fica restrita único e exclusivamente com a decoração da mesa, essa é a dúvida maior ou o calcanhar de Aquiles das donas de casa. Fazer a decoração de ceia de natal passa, necessariamente, pela decoração de mesa  natalina. Claro que há a árvore de natal e os demais detalhes que enfeitam a casa durante essa época, mas, para a ceia, uma sofisticada decoração da mesa é o principal. 


É de praxe, para que uma decoração fique supimpa, seja   necessário   uma ornamentação ou embelezamento  tradicional e a resposta vem   em tons de vermelho, verde e dourado. Para uma coisa mais sofisticada banhada pelo ineditismo há quem aposte numa decoração de ceia de natal que lembre a neve,  com o azul claro, o branco e o prateado. As toalhas de mesa trabalhadas, com bordado, estampa ou renda, são muito bem-vindas, assim como as passadeiras, os trilhos de mesa e os guardanapos de pano. Os entendidos informam que, o mais comum é reservar o centro da mesa usada na ceia de natal para os enfeites e deixar o restante para os pratos, talheres, copos e taças.


E por falar em pratos, talheres, copos e taças de cristais em que essas ferramentas irão se ocupar e quais os ingredientes que serão postos à mesa?  Tem de um tudo, a começar por perus, leitões assados, lombinhos de porco recheados com rodelas de abacaxi,  pernil,  frango, peixe, carne assada com batatas, cordeiro e massas. Tudo isso acompanhado de  arroz à grega, arroz com amêndoas, maionese, salpicão, saladas variadas, farofa com ingredientes  especiais, suflê de legumes, cuscuz marroquino e lentilhas. A propósito, ceia de natal é sinônimo de fartura!!! Com muitas opções de carnes, acompanhamentos, saladas, uma mesa de frios e frutas e tudo mais, não há nenhum outro momento no ano em que uma refeição é tão completa como nesse dia.


A sobremesa deve ser bastante caprichada com  panetone, chocotone, colomba pascal, rabanada, pavê, pudim, manjar, torta de abacaxi, ricota e coco,  torta de banana com doce de leite e chocolate, torta de morango com outras frutas vermelhas, castanha do Pará e a nordestina castanha de caju...  As frutas secas são praticamente obrigatórias na ceia de natal. Para que todos possam experimentar essas delícias como  cerejas,  figos, morangos, peras, damascos, pêssegos, ameixas, amêndoas e nozes, tâmaras, uva-passa,  avelãs, maçãs e romãs. Lembrem-se: os frutos de época de natal proporcionam benefícios para a saúde, pois são ricos em minerais e gorduras boas. Os ômegas 3, 6 e 9, por exemplo, ajudam a proteger o coração e a reforçar a imunidade para vencer à Covid-19.


Quanto às bebidas na ceia de natal há um detalhe de extrema importância que muitas vezes acaba passando despercebido: quais as bebidas ideais para harmonizarem-se com os pratos servidos na ceia de natal?!?!?! quem gosta de uma bebida mais amena vai de caipirinha de morango com hortelã ou Gin Tônica. Agora, quem tem paladar e é apreciador de vinhos à pedida são os bons vinhos franceses, do Porto e Chile sendo de  safras premiadas do Século passado. Nessa hora, quem gosta de bebidas mais fortes à solução é enfrentar os bons uísques escoceses.   Quem é fã de espumante francês com o custo de  uma garrafa ultrapassando a casa dos  mil reais que tal Champagne Pierre Moncuit Blanc de Blancs Cuvée Hugues de Coulmet Brut. Em que pese estarmos apavorados com a  pandemia, mesmo assim, o natal é época de reunir à família e, para a criançada não ficar de fora cai bem um delicioso coquetel de frutas sem álcool como também um saboroso coquetel de creme de leite.


De resto, a grande atração da noite de natal é a MISSA DO GALO que esse ano será em pleno meio da rua e todo mundo mantendo a distância regulamentar imposta pela gripezinha do Bolsonaro. Lá, vamos nos encontrar com as beatas e carolas encruadas na famosa e tradicional missa do galo, enquanto  chega à hora certa do sacristão correr a sacolinha entre os fiéis. Vamos acompanhar atentamente   o Corpo de Cristo na hóstia sagrada e o sangue que é bom, que é o vinho de missa, esse ninguém distribui. Só o padre bebe. Jingle bells... jingle bells... jingle bells... É natal... É natal... Sinos de Belém... 

https://www.youtube.com/watch?v=WFoez21EK9g 

2 comentários:

Altamir Pinheiro disse...

Ainda bem que este ano à Rede Globo NÃO apresentará o programa do aleijado (digo melhor: deficiente físico) Roberto Carlos, amor, amor, amor, emoções, vivendo esse momento lindo, com certeza se houvesse a tal exibição nesses dias de coronavírus e 200 mil mortes por falta de UTI’s, o cara esticada que tá parecendo uma múmia paralítica quando aparece sem maquiagem, com certeza que mais uma vez iria falar na defunta Maria Rita...

P.S.: - jingle da Globo: hoje a festa é sua... minha o cacete, ora porra!!!

A Marreta do Azarão disse...

Hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou...
Feliz Natal, meu amigo!!!!