quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

ANDRÉA NUNES: VEREADORA DIGNA DE APLAUSOS


Por Altamir Pinheiro
Na primeira reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Garanhuns em 2019,  quarta-feira(06), dirigi-me ao recinto para acompanhar pela primeira vez a  recém-chegada à Casa Raimundo de Morais, Vereadora ANDRÉA NUNES. Por  conhecê-la muito pouco tive a curiosidade de me fazer presente na sua estreia. Sinceramente, surpreendi-me com a sua desenvoltura!!!  De antemão nota-se ser uma figura inteligente que se pronuncia  compassadamente e muito bem, principalmente no sentido gramatical e de domínio da língua, pluralizando adequadamente as palavras e bastante elegante no falar. Por ser uma estreante, em plenário, mostrou ser muito bem articulada, desinibida, aparentando total segurança e "à lá vontè" ao lidar com o microfone. Ficou claro que, com  a chegada da novata Andréa Nunes, ela vai oxigenar àquela casa com bons fluidos.

À primeira vista, além de marcar território, ela chegou muito empolgada para trabalhar e cheia de expectativas e disposição. Mesmo ainda se ambientando com o peso de ser representante do povo(em especial da COHAB II) no Legislativo pela primeira vez, comportou-se  ou adotou como discurso a realização de um pacto em prol da defesa do legislativo para que todos os seus pares trabalhem em conjunto, em busca de uma mudança no atual cenário de descrédito pela qual está   enfrentado à Câmara Municipal. Ou seja,  Andréa Neves  deu demonstração clara e inequívoca que veio para  ajudar seus colegas de parlamento  e agir tanto  no vértice quanto na  base da pirâmide legislativa que vem sendo acusada pelas redes sociais na INTERNET de uma câmara insensível e sem senso de responsabilidade no tocante aos gastos do dinheiro público.

De cara, Andréa Neves  já apresentou um requerimento para melhorar o visual da principal avenida da COHAB II. Diga-se de passagem, na singela opinião deste escriba que ora vos fala ou escreve no teclado do computador ao afirmar com uma certa precisão que considero a COHAB II – GARANHUNS,  como a  mais feia que já conheci por onde tenho andado. Há um descuido total tanto de podas quanto de plantio de árvores, entulhos por toda parte, pinturas de guias e sarjetas ao léu, sinalização e instalações de placas um horror, além de não funcionar a operação tapa buraco e muito menos a troca de lâmpadas queimadas tanto na avenida como à paralela Rosa Mística ou coisa que o valha.

Diante desse quadro de feiura e abandono porque passa àquela avenida,  a vereadora apresentou um requerimento com o seguinte teor em sua justificativa: “Tendo em vista que Avenida Deolinda Silvestre Valença e o bairro propriamente dito conta  com aproximadamente 30 mil habitantes e a população necessita de espaço para o lazer, caminhadas e diversão, afastando assim todo esse pessoal de situações de vulnerabilidade. Portanto, a vereadora exige a construção de uma praça com espaço de convivência na citada avenida. Ao mesmo tempo alega que o bairro tem mais de 50 anos de existência e nenhuma praça ou área verde ou de lazer fora construída para seus respectivos moradores.”, Perfeita sua arguição. Nada a acrescentar e nem a tirar.

Em um curto bate papo informal que mantive com a autora do requerimento fiz vê-la que, o nosso prefeito é viciado em tomar decisões monocráticas e pouco está se lixando para requerimentos de vereador, requerimentos estes que tem como destino traçado: A LATA DE  LIXO...  Quando muito é arquivado em sua pasta adequada e dorme lá o sono dos injustos. Porém,  um fato interessante que me chamou atenção foi a vereadora Andréa Nunes alertar-me para o seguinte: antes de requerer tal benfeitoria para o seu bairro certificou-se com o Sr. Prefeito a viabilidade da obra e seu compromisso com aquela comunidade, donde,  ele deu sinal verde e assumiu o compromisso de edificar uma praça pública na desprezada, comprida e feia Avenida Deolinda Valença. 

Diante da primeira impressão que tivemos com a caloura/debutante causou-nos uma boa impressão. Agora resta saber se ela vai se posicionar como uma vereadora polêmica e com muitas amarras; qualificada e posicionada com denúncias fundamentadas; notada como tendo amplo contato com a sociedade; apesar da pouca experiência parlamentar será uma política correta e disciplinada; uma parlamentar bastante ponderada ou será vista   como uma vereadora mais qualitativa e respeitada. Deduz-se que, lá com os botões do seu tailleur ela siga os ditames  que melhor lhes convier.  resta-nos desejá-la boa sorte!!!

Nenhum comentário: