sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CATHERINE DENEUVE, A POLÊMICA E ETERNA DIVA DO CINEMA FRANCÊS


Por Altamir Pinheiro

Conta-se nos dedos as atrizes bonitas quando jovens que, com o passar dos anos, acabaram adquirindo maior magnetismo e beleza. Ao lado de Sophia Loren(84 anos), a francesa Catherine Deneuve(75) é uma dessas exceções. Além da beleza estonteante, o seu talento ou a responsabilidade passou a se fazer sentir mais intensa a partir da demente Carol em "REPULSA AO SEXO", de Roman Polanski. Dois anos depois, faz outra personagem bizarra em "A Bela da Tarde", de Luis Buñuel. Ela chocou as plateias do mundo inteiro na pele de uma burguesa bem casada que a tarde trabalhava como prostituta em um bordel. Durante todo esse tempo a grande estrela francesa já construiu uma filmografia com mais de 120 títulos. Nada mais natural do que prever, em função de sua beleza serena e madura, mais brilho em sua carreira.

 

Catherine Deneuve(75 anos) que foi casado com Marcello Mastroianni(de 1971 a 1975),  Mastroianni  que morreu em 1996 aos 72 anos e deste relacionamento teve uma filha a atriz CHIARA MASTROIANNI(46 anos), recentemente, já em 2019, a especulação corre solta que a atriz está à espera de um bebê com seu ex-parceiro, após ter sido vista com uma barriga saliente durante um jantar romântico perto de sua casa. Verdade ou boato o que rola nas redes sociais europeias é que a filha de Catherine Deneuve conhecida por ter se envolvido romanticamente com  Benicio del Toro está grávida e foi vista sozinha o que tudo leva a crer que está solteira pois terminou o relacionamento com seu parceiro.

 

Quanto à mãe, Catherine Deneuve, que  em 1965, com apenas
22 anos de idade  protagoniza o filme REPULSA AO SEXO, quando interpreta   uma mulher tímida e sexualmente reprimida, que trabalha como manicure em um salão de beleza londrino. Constantemente, é assediada por um homem extremamente apaixonado, que deseja lhe tirar a virgindade a qualquer custo. Quando sua irmã, com a qual mantém uma relação de dependência muito forte, vai viajar com o namorado, acaba por ficar sozinha no apartamento que dividem, solitária e gradativamente alucinada. Apesar de Repulsa ao Sexo  ser meio chato e confuso  é  de um certo modo um filme apavorante!!! Telefonemas misteriosos, rachaduras na parede, um coelho morto na geladeira... É um grande filme do grande diretor Roman Polanski, pois é   cheio de simbolismos.
 

 

Ela é uma das 100 mulheres francesas signatárias de uma carta aberta, em 2018, publicada  pelo jornal Le Monde, alertando para o que chamam de novo "PURITANISMO", diante das recentes denúncias de assédio sexual na indústria do entretenimento. "Nós defendemos a liberdade de importunar, indispensável à liberdade sexual", diz o título da carta. A polêmica carta de Catherine Deneuve e outras 99 francesas pelo “DIREITO” dos homens de cantarem as mulheres. No ano passado, aos 74 anos a  atriz francesa Catherine Deneuve veio a público para dizer que os homens deveriam ser "LIVRES PARA FLERTAR" com as mulheres.

 

Esse apoio deu um rolo desgraçado. A legendária atriz francesa lamentou, num artigo publicado no jornal Libération, que seu apoio ao polêmico texto sobre a “LIBERDADE MASCULINA DE IMPORTUNAR” tenha sido tirado de contexto, e pediu perdão às vítimas de abusos que se sentiram ofendidas pelo texto, do qual era uma das signatárias. “Evidentemente nada naquele texto pretende apresentar o assédio como algo bom. Se fosse assim, não o teria assinado”, justificou-se a atriz de filmes como A Bela da Tarde (1967). Deneuve sente que o texto publicado no  Le Monde – uma defesa do direito ao flerte e ao galanteio e contra o “PURITANISMO” das feministas – foi manipulado por outras mulheres que também o assinaram.

 

Diz Catherine:   várias vezes me acusaram de não ser feminista. Preciso lembrar a vocês que sou uma das 343 vadias, junto a Marguerite Duras e Françoise Sagan, que assinaram o manifesto “EU FIZ UM ABORTO” escrito por Simone de Beauvoir? O aborto era um crime passível de processo penal e encarceramento à época. É por isso que digo aos conservadores, aos racistas e aos tradicionalistas de todos os tipos que acreditaram que seria estratégico me apoiar que eu não sou uma tola. Eles não terão minha gratidão ou minha amizade, muito pelo contrário. Eu sou uma mulher livre e continuarei sendo. Eu saúdo fraternalmente todas as vítimas de atos odiosos que podem ter se sentido agredidas pela tribuna publicada pelo Le Monde. Apresento minhas desculpas para elas, e somente para elas", justificou Deneuve.

 

Tratando-se de uma grande oportunidade para o público brasileiro, Em 2002, na cidade de Barcelona, ela deu uma entrevista exclusiva para o melhor cinéfilo do país que reside em Natal, o norte-rio-grandense  Antonio Nahud e naquela oportunidade afirmou o seguinte: “Estou cansada da minha suposta beleza em primeiro plano, principalmente da dita “BELEZA FRIA”, que pouco tem a ver comigo. A beleza pode ser um grande fardo, pode ter certeza. Felizmente nunca me consideraram uma estúpida. O consolo que tenho na maturidade, ao perder a beleza física, é que finalmente lembraram a boa atriz que sempre fui”. De resto só me sobra mandar um au revoir e um merci beaucoup mes lecteurs!!!

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/v/atriz-catherine-deneuve-completa-75-anos/7105401/




Nenhum comentário: