segunda-feira, 19 de março de 2018

BAGÉ RECEBE LULA COM PROTESTOS: TRATORES, CAVALOS E PIXULECOS.



BAGÉ, CIDADE NA FRONTEIRA COM O PARAGUAI, É A PRIMEIRA PARADA DO RÉU LULA EM SUA CARAVANA PELO RIO GRANDE DO SUL. QUE NÃO FALTEM PROTESTOS EM TODOS OS PERCURSOS PELO SUL ANTI-PETISTA:


Ruralistas e empresários da cidade de Bagé, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, protestam na manhã desta segunda-feira contra a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no município. A manifestação conta com tratores, um boneco de Lula, o pixuleco, em tamanho real atrás das grades, um homem fantasiado de preso e até cavalos com a garupa pintada com os dizeres “Lula ladrão”. A caravana de Lula pelo estado se inicia em Bagé com uma atividade na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), criada durante sua gestão.


A chegada de Lula na Unipampa, por volta das 11 horas, após deixar o Aeroporto Internacional Comandante Kraemer, gerou confusão entre apoiadores e manifestantes contrários. Não há informação sobre feridos. 

Segundo o organizador do protesto, Rodrigo Moglia, presidente da Associação e do Sindicato Rural de Bagé, dezenas de tratores, caminhões e carretas estão próximas à Unipampa para chamar atenção. “É época de colheita, mas estamos aqui em demonstração de força e união da classe produtora e contrários à visita do ex-presidente. É um protesto pacífico para marcar nossa posição. Estamos vigilantes e apoiamos o Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse Moglia a VEJA. Segundo ele, cerca de 2.000 pessoas participam do protesto.


Acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Lula falou sobre a importância da Unipampa e o investimento em educação. “Investir em educação não é gasto, investir em educação é uma necessidade. Porque o Brasil não quer ser eternamente exportador de soja, o Brasil quer ser exportador de inteligência. É por isso que fiz questão de vir aqui”, disse aos apoiadores.

O ex-presidente também criticou o atual momento do país. “Vocês estão percebendo que está crescendo outra vez o número de pobre na rua, o número de indigente, o número de criança pedindo esmola. Isso tinha desaparecido no Brasil”, falou.

“A gente achou uma afronta à Rainha da Fronteira [como Bagé é conhecida] que Lula comece sua campanha política por aqui, um condenado em primeira e segunda instâncias. Ainda mais usando um órgão público, como é a Unipampa. Também achamos uma afronta ao Poder Judiciário, porque o lugar de uma pessoa condenada é atrás das grades, mas ele está aí, solto e fazendo sua propaganda”, disse à reportagem Romário Almeida, da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), que apoia o protesto.

O PT de Bagé entregou panfletos na tarde de sábado em bairros da cidade convidando os moradores para o ato em defesa de Lula. O material destacava projetos que desenvolveram a região durante os mandatos dele.

No início do mês, vereadores de Bagé aprovaram uma moção de repúdio à visita de Lula à cidade. Na última eleição presidencial, de 2014, o PT foi derrotado pelos eleitores de Bagé. O senador Aécio Neves (PSDB) fez 37.127 votos ante 29.740 de Dilma Rousseff (PT).

Ainda nesta segunda-feira, Lula irá a Santana do Livramento, a outro campus da Unipampa. Lá, ele encontrará Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. (Veja.com).



Um comentário:

Altamir Pinheiro disse...

RERRATIFICAÇÃO: RIO GRANDE DO SUL SE DIVIDE COM Uruguai e não do Paraguai.