terça-feira, 20 de março de 2018

SERÁ UMA DATA HISTÓRICA: DAQUI A SEIS DIAS LULA VAI PARAR NA CADEIA

O Brasil caminha para um marco na história da República. Em poucos dias, o juiz federal Sérgio Moro deverá expedir a primeira ordem de prisão contra um ex-presidente por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, após 120 anos de proclamação da República.

Condenado pelo TRF-4 a uma pena de mais de 12 anos de prisão em regime fechado, Lula vive dias de aflição diante do desfecho de seu primeiro processo na Lava Jato que chega ao fim, no caso do triplex do Guarujá. O Tribunal de Porto Alegre deve confirmar a sentença imposta ao petista em cerca de uma semana. Logo em seguida, o TRF-4 deve autorizar o juiz Sergio Moro a expedir a ordem de prisão de Lula.

O petista aposta na 'boa votante' de alguns ministros do STF, mas tudo indica que qualquer proposta de revisão da possibilidade de prisão de condenados em segunda instância não prospere diante da pressão popular a da determinação da presidente da Corte. A ministra Cármen Lúcia garantiu que não pretende permitir qualquer revisão de prisão em 2.ª instância  ‘tão cedo’.

Lula é o primeiro ex-presidente da história da República a puxar cadeia por crimes comuns. Outros cinco outros presidentes brasileiros já foram presos, mas todos durante períodos menores que um mês e em meio a graves crises políticas: Foram detidos por militares os ex-presidentes Marechal Hermes da Fonseca(1910-1914), Washington Luís(1926-1930), Artur Bernardes (1922-1926), João Fernandes Café Filho (1954-1955) e Juscelino Kubitschek(1956-1960).

Nenhum comentário: