sábado, 8 de dezembro de 2018

A BANDIDAGEM DO PCC QUER MATAR, MARCOS VALÉRIO, O DEDO DURO DO PT...

O GLOBO acaba de informar que o empresário Marcos Valério , condenado por operar o mensalão do PT no governo Lula mencionou a existência de ligação de um partido com fação criminosa em seu acordo de delação premiada. Seguindo a publicação, "Não há detalhes sobre o assunto, porque os depoimentos estão protegidos pelo sigilo judicial. A informação foi utilizada em um pedido da defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) por maior proteção ao réu – e, se possível, a transferência dele para a prisão domiciliar. Segundo os advogados, o empresário corre risco de vida".


Ao que tudo indica, as autoridades entenderam que há mesmo risco de vida para o delator. O Globo informa na matéria publicada na tarde desta sexta-feira, 07, que "Marcos Valério está atualmente em uma cela comum na Penitenciária Nelson Hungria, na região metropolitana de Belo Horizonte. Diante do pedido da defesa, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou na última quarta-feira que a Justiça tome medidas necessárias “para assegurar ao sentenciado o respeito à sua integridade física e moral”.

Em ofício de 19 de novembro, o delegado da Polícia Federal mencionou esse trecho da delação de Marcos Valério para recomendar a transferência do preso. “Considerando as declarações já prestadas pelo colaborador sobretudo referente ao anexo 57, quando cita o envolvimento de facção criminosa com partido político, entendemos mais adequado para a proteção do colaborador outras medidas como progressão de pena ou prisão domiciliar, cujos pleitos cabem a sua defesa diretamente ao Judiciário”, escreveu.

Também em ofício, o delegado da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais Rodrigo Bossi de Pinho afirmou que a integridade física do empresário está em risco. “O colaborador vem prestando auxílio imprescindível às investigações de corrupção tanto em âmbito federal quanto estadual e, considerando o teor de seus depoimentos, que cada vez mais envolvem organizações criminosas consideradas, hoje, as mais perigosas em operação no território nacional, o risco para a sua integridade física e, inclusive, para a sua vida é extremamente alto acaso continue mantido no cárcere”, escreveu.

Em depoimento ao promotor Roberto Wider Filho, Marcos Valério contou que um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) “apresentou-se como protetor do depoente nas dependências daquela unidade prisional”. E “que o depoente não pediu qualquer proteção dessa estirpe para integrante da facção, mas recebeu”.

A delação premiada de Marcos Valério foi homologada pelo ministro Celso de Mello, também do STF em outubro", informou O GLOBO.

Em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro há cerca de um ano, Marcos Valério havia mencionado ligações do PT com o assassinato do ex-prefeito de São Paulo, Celso Daniel. - Imprensa Viva. -

Nenhum comentário: