sábado, 8 de dezembro de 2018

PROCURADORA DIZ QUE LULA AGIU DE MÁ-FÉ NAS ELEIÇÕES 2018 E EXIGE DEVOLUÇÃO DE QUASE 20 MILHÕES DE REAIS

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge quer que  ex-presidente devolva R$ 19,4 milhões de recursos públicos usados na campanha do PT nas eleições de outubro e afirma que o presidiário agiu de má fé durante o pleito. Lula já havia sido condenado em segunda instância e enquadrado na Lei da Ficha Limpa quando entrou com o registro de sua candidatura. Este seria um dos passos para que o PT tivesse acesso aos recursos do fundo eleitoral. 

O pedido foi feito na ação de análise das contas apresentadas ao TSE pela coligação e tem como base a Instrução Normativa nº2, editada no mês de junho pela PGE. “O objetivo da medida é evitar que recursos públicos sejam utilizados por candidatos manifestamente inelegíveis”, diz a PGE. A coligação informou que no período em que o ex-presidente encabeçou a chapa presidencial foram gastos R$ 19,4 milhões.

De acordo Dodge, “parte dos recursos foi utilizada indevidamente e representa gastos ilegais, uma vez que – como já havia sido condenado em segunda instância – Lula sabia que era inelegível e assumiu o risco ao requerer o registro de candidatura”. O dinheiro deverá ser restituído com juros e correção monetária. - Imprensa Viva. -

Nenhum comentário: