domingo, 26 de abril de 2020

EX-MINISTRO DA JUSTIÇA CONVERSOU COM AUTORIDADES DOS TRÊS PODERES ANTES DE, EM NOME DE SUA HONRA, ANUNCIAR À SAÍDA

ERAM 18H DA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA QUANDO O ENTÃO MINISTRO SÉRGIO MORO ANDAVA EM CÍRCULOS, COM O TELEFONE CELULAR GRUDADO NO OUVIDO, NO SEU GABINETE NO QUARTO ANDAR DO PRÉDIO DA PASTA DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. TRANCADO ALI AO LONGO DA TARDE, MORO RECEBIA LIGAÇÕES DE AUTORIDADES DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, BOA PARTE DELAS COM "SUGESTÕES" E "CONSELHOS" PARA QUE DEIXASSE O GOVERNO - "UM BARCO QUE ESTAVA AFUNDANDO, MERGULHADO EM INVESTIGAÇÕES", COMO DESCREVEU UM DOS INTERLOCUTORES.


Patrik Camporez

O celular de Moro recebeu ligações dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O ex-juiz da Lava Jato ainda conversou com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e colegas do primeiro escalão do governo de Jair Bolsonaro. Entre um telefonema e outro, Moro conversou ainda com amigos e a mulher, Rosângela, que há tempos vinha sugerindo a ele deixar o governo, conforme relataram pessoas próximas do ministro.

Pela manhã da quinta-feira, Moro tinha estado no Palácio do Planalto. Lá, recebeu do próprio Bolsonaro a informação, por volta de 9h, de que Maurício Valeixo, seu braço direito e amigo pessoal, seria demitido do comando da Polícia Federal. No encontro, MORO BATEU O PÉ E AMEAÇOU DEIXAR O GOVERNO. Percorreu os 500 metros que separam a Presidência do Palácio da Justiça, nome oficial da sede do ministério, e ali permaneceu trancado no gabinete, até as 18h50.

A sala ocupada de Moro é cercada por estantes com "quilos" de livros jurídicos que o acompanham desde a época da faculdade. Foi ali que passou as oito últimas e decisivas horas como ministro de Bolsonaro. Do lado de fora do prédio, um batalhão de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos tentavam, pelas frestas de cortinas da construção modernista, flagrar as movimentações do ministro mais poderoso do governo.

"Bombeiros" do Planalto foram acionados para tentar convencer Moro de desistir da ideia de pedir exoneração. Os ministros militares sempre avisaram ao presidente que a DEMISSÃO DO MAIOR SÍMBOLO ANTICORRUPÇÃO DO PAÍS poderia significar o início da derrocada do governo.

Ciente disso, uma das enviadas a Moro foi a advogada da família Bolsonaro, Karina Kufa. Ela levou o recado de que o presidente estava convencido a seguir com a ideia da exoneração de Valeixo. O presidente teria ficado irritado, inclusive, com o fato de setores da esquerda terem ironizado a sua suposta impossibilidade de demitir um diretor da Polícia Federal.

Para acalmar Moro, que àquela altura já havia conversado com boa parte das cúpulas da República, Bolsonaro mandou avisar que estava disposto a discutir um nome de "consenso" para a PF. O ministro, no entanto, já não queria mais "negociar". Queria que o presidente "batesse o martelo" e DEFINISSE SE VALEIXO FICARIA OU NÃO NO CARGO.

Moro esperou, mas a resposta definitiva do Planalto não veio. Nenhum novo contato do presidente foi feito, o que deixou o ministro mais insatisfeito. Mais tarde, já noite, Moro mandou avisar à segurança do Palácio da Justiça que iria descer. O comboio o esperou, como de costume, na garagem. Mas o ministro saiu pela lateral para não ter contato com a imprensa. Às 20h, ele já estava em casa com a família. Ainda aguardava um retorno do Planalto.

Foi dormir com a sensação de que o dia seguinte, sexta-feira, seria o último dos 512 que serviria ao governo de Jair Bolsonaro. Acordou com a demissão de Valeixo publicada no Diário Oficial da União (DOU), o estopim para anunciar sua decisão de também sair.

Nenhum comentário: