quarta-feira, 22 de abril de 2020

PREFEITA DE CAPOEIRAS(PE) SAIU NA FRENTE PARA PROTEGER SUA COMUNIDADE DO VÍRUS CHINÊS, PARABÉNS!!!




Por Altamir Pinheiro

Por ter sido uma  excelente secretária de saúde do município de Capoeiras, a atual prefeita, NEIDE REINO, sabe muito bem  o que significa a palavra PROFILAXIA, por isso tem noção de um padrão de higiene digno que ela vem introduzindo aos poucos para com  os seus munícipes.  A prefeita tem plena consciência que, vírus, bactérias  e parasitas podem não ser tratados com um mesmo medicamento, mas existe uma medida simples, barata e fácil que previne contra todos. Ou seja,  lavar as mãos é a principal medida de proteção contra infecções, inclusive o novo coronavírus ou COVID-19. Qualquer médico que se preza, em especial os infectologista, adverte severamente para que o povo crie o hábito ou pratique o  ato de lavar as mãos, embora pareça banal, protege a saúde humana de praticamente todos os agentes que possuem propriedades capazes de induzir o aparecimento de doenças como é o caso do famigerado coronavírus   que, nesse começo dos anos 2020,  proliferou no mundo inteiro.


Numa atitude digna de aplausos, a prefeita se
juntou com sua equipe e em especial com os secretários de Obras e Saúde e, juntos, instalaram, em plena praça pública, uma caixa d’água de 1.000 litros com quatro lavatórios(pias) para os feirantes lavarem suas respectivas  mãos em plena feira livre que acontece todas as sexta no município para que todos sejam beneficiados, inclusive os vendedores e compradores que frequentam a feira do queijo. Toda estrutura está à disposição dos feirantes para higienizar as mãos, haja vista que há uma manipulação muito grande de  mercadorias vindo de todos os quadrantes do município. "É bom  lembrar sempre, que a mão tem dois lados, a palma e o dorso. Ambos os lados devem ser lavados. Quem tiver a unha comprida, principalmente as mulheres,  é importante que se lave embaixo da unha também", explica o Secretário de Saúde do Município de Capoeiras Cleber Stamm Gewehr.


Aliás, o trabalho de prevenção do CODIV-19 vem sendo tratado exemplarmente pelas autoridades sanitárias de Capoeiras, pois não é à toa que,  recentemente, O BLOG DE CAPOEIRAS de Raimundo Lourenço publicou uma excelente matéria relatando  o esforço de toda uma equipe no sentido do aprendizado e na intensificação de treinamento para os dedicados profissionais do Hospital Municipal, em especial paras aqueles que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. O pessoal está  imbuído  em uma só corrente: combater o vírus da morte!!! No  belo trabalho de aprendizagem houve uma participação maciça dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigilância, serviços gerais e até motoristas. O trabalho realizado foi por determinação expressa  da prefeita Neide Reino que teve uma  coordenação a contento  do dedicado  Secretário Cleber Stamm Gewehr.


A orientação da competente equipe de combate
ao vírus da morte    em Capoeiras é baseada nos  estudos avaliados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao apontar que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente. Por isso, lavar as mãos retira o vírus da superfície do corpo e evita que, ao se coçar, por exemplo, ele entre em mucosas – como olhos, boca e nariz –, o que causa a infecção. Os capoeirenses devem aproveitar com muita sabedoria a excelente ideia da prefeita do município em dispor para toda população água em abundância e acompanhar através das imagens  do vídeo abaixo  os passos simples, e que devem se tornar hábito, para manter a higiene das mãos e cuidar da sua saúde. A prefeita de  Capoeiras saiu na frente para melhorar a higienização de seu povo  e é merecedora de aplausos pela sua excelente ideia que apesar de ser simplista é muito eficaz e de fundamental importância para com a saúde de sua comunidade.  MARCOU MAIS UM GOL DE PLACA!!!



Um comentário:

Marcio disse...

A OMS já está recomendando esse modelo de engenharia moderna para o resto do mundo. Inclusive Donald Trump já copiou e implantou umas 3 dessas em Manhatan!!!