quinta-feira, 17 de junho de 2021

TODA GARANHUNS DESPERTA COM O BOM DIA DE EDUARDO PEIXOTO



Por Altamir Pinheiro

Diante de um alegre desadormecer com um agradável ou otimista  bom dia aos seus ouvintes de um radiante locutor de rádio, uma pergunta vem à tona: O QUE É MESMO SER UM BOM RADIALISTA?!?!?! Acreditamos que o bom locutor precisa ter algo mais do que a voz: precisa estar afinado com os anseios de seus ouvintes e precisa valorizá-los com palavras verdadeiras, com desenvolvimento da cidadania e com a postura ética na realização dos programas. Um bom locutor tem de ser honesto com o que vai transmitir para com o seu público em geral,  tem de ser solidários em momentos difíceis enfrentados em períodos sofríveis como é o caso atual desse flagelo da pandemia da Covid-19  e, sobretudo, tem de respeitar o sucesso das outras emissoras que porventura seus  colegas  de profissão estejam fazendo e tentar imitá-lo para que o bom rádio, principalmente o interiorano,  seja uma meta de todos. 

 

Pois bem!!!  Em razão do seu dinamismo, há cerca de 20 anos, o já  garanhuense de Recife, Eduardo Peixoto,  caiu no gosto ou na graça do nosso  povo  e hoje é a  maior projeção radiofônica do agreste meridional e um dos melhores locutores do interior de Pernambuco, quiçá do Nordeste!!!  Por praticar um bom e proveitoso FEEDBACK (retorno) com seus cativos ouvintes, em 70 anos de existência da Rádio Difusora/Jornal do Comércio, é o radialista que mais  se identifica  com seus ouvintes em razão de portar um certo carisma como também uma palavra abalizada, tornando-se digno de confiança para com o seu público que é possuidor de uma fidelidade(audiência) canina para com o radialista que tem ou é possuidor de seus bordões,   cacoetes radiofônicos ou grito de guerra de  alto astral  conhecidos como “eita lelê!!!”, “é complicado...” e “segura, Peixoto!!!)... 

 

Eduardo  Peixoto de Moura que é formado em Administração de empresas, jornalismo e um radialista de mão cheia, chegou por essas paradas no ano de 2002,  trazido pelos bons ventos da corrente marítima do Recife com ajuda das marés dos  Rios Beberibe e Capibaribe  e, de imediato apresentou o programa de boa audiência conhecido como   Super Manhã. Com a morte do comunicador Aluízio Alves em 2007 assumiu a Ronda Policial, programa de maior audiência do Agreste de Pernambuco. Aliás, a  transição do programa RONDA POLICIAL  com Aluízio Alves foi um sucesso absoluto. Locutor versátil, feito o pai, é comentarista, narrador esportivo, repórter e um bom  apresentador. No ano de 2010, Eduardo Peixoto recebeu o título de Cidadão de Garanhuns através do então vereador Sivaldo Albino que hoje exerce o cargo de prefeito em nosso município.  

 

O  que se sabe mesmo desse cidadão garanhuense   é da sua vocação aliada ao seu talento que  deve ter sido  sempre a Comunicação no Rádio. Pois,  passa-nos uma impressão que,  desde moleque, demonstrava aptidão para ser radialista/jornalista. Eduardo Peixoto  é assim, pois demonstra a toda hora  ser um completo apaixonado pelo que faz.  É fácil perceber o entusiasmo dele pelo engrandecimento de Garanhuns e tentar resolver com a maior boa vontade  problemas do cotidiano dos seus ouvintes.  Dedicado ao ramo que abraçou,   tudo que faz com o microfone na mão, procura fazer com zelo e determinação.  sem sombra de dúvida essa é a maior qualidade dele. Eduardo Peixoto está deixando sua marca na história do radiofonia  garanhuense. Com uma razoável bagagem, não há quem diga que não se trata de um radialista completo. 

 

Há quem diga que o  bom locutor respeita seus ouvintes, evitando comentários maldosos em relação às suas participações, e procura fazer do seu espaço de trabalho um ambiente democrático e de pluralidade de ideias, mesmo contrárias às suas. O bom locutor faz o rádio com amor e não deixa que nada derrube os verdadeiros propósitos do rádio, que foi criado para aproximar e unir as pessoas. A propósito,  por falar em união,  Garanhuns possui  duas pessoas, relativamente jovens,  em que pese não ter nascido na cidade das flores, pessoalmente, acho-os  mais garanhuenses dos garanhuenses dos  que aqui nasceram. Trata-se do arcoverdense Hélder Carvalho, como também   do recifense Eduardo Peixoto, que, mais cedo ou mais tarde, essas duas figuras que são taradas por essa cidade, ainda subirão as escadarias do Palácio Celso Galvão como prefeitos eleitos  da terra de Simôa.   E SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO!!! 


Nenhum comentário: