terça-feira, 8 de junho de 2021

SHANE - O MAIS PERFEITO FILME WESTERN AMERICANO DE TODOS OS TEMPOS

 


d.matt


(Vamos esquecer o estúpido título brasileiro: OS BRUTOS TAMBÉM  AMAM. Até porque, mesmo em Portugal,  o título original foi usado corretamente, ou seja, SHANE). 


É gratificante   escrever algo sobre esse filme, mesmo porque o difícil é achar algum defeito, seja na atuação dos  atores, seja na direção (soberba) de  George Stevens. 


Antes de iniciar a pré-produção do filme, a Paramount  Pictures tentou criar um elenco de grandes nomes da época e para assim fazer, convidou o ator Montgomery Clift para o papel principal, e o ator William Holden para  fazer o fazendeiro Starrett  dono do rancho e embora pareça absurdo, convidou a famosa  e grande atriz Katharine Hepburn para o principal  papel feminino.


Se esse elenco  tivesse sido mantido e atuado  no filme, nós teríamos certamente um "outro" filme e não esse  filme que nós conhecemos e louvamos com muita  ênfase.


Porém,   questionaria o leitor -  com toda razão - mas são todos grandes artistas, com talentos comprovados e aclamados pela crítica cinematográfica em todos os sentidos!  Concordo, mas lembramos aos leitores que Montgomery Clift   tem  um maneirismo todo peculiar e  não saberia, talvez,  encarnar o personagem Shane, sem esse maneirismo. Seria o mesmo que entregar esse importante papel do personagem principal, a alguém como  James Dean, a quem o diretor George Stevens dirigiu no seu filme western GIANT   no qual  a sua atuação resultou numa calamidade total, conforme já escrevi no meu artigo(logo abaixo). 


A bem da verdade, reconheço que o ator Montgomery Clift, na sua estreia no cinema,  quando recém saído dos palcos da Broadway, fez um mocinho Cowboy no filme  " Rio Vermelho  com John Wayne" dirigido por Howard Hanks, mas isso foi em 1948 e ele não tinha ainda  esse maneirismo de dramatizar qualquer cena, como passou a fazer posteriormente.


Quanto ao  ator William Holden, acho que seria uma  ótima escolha e que certamente nos daria um desempenho tão bom como aquele realizado pelo ator Van Heflin, talvez até melhor. Um ótimo ator com expressão


corporal e  o tipo ideal para o personagem em questão.  Não pôde aceitar pois já tinha compromisso agendado. 


Quanto à excelente atriz Katharine Hepburn, acho que seria um grande desastre, pois essa atriz tem uma fisionomia  muito dura, está sempre com uma  expressão    interrogativa, sem nenhuma doçura de gestos e  semblante, como pede a personagem feminina principal. Alguém pode imaginar a  dura e nada sensual Katharine Hepburn  sentindo atração física e sensual pelo  pequeno Cowboy,  Shane?


Graças  a recusa dos atores acima, o diretor George Stevens procurou dentro da Paramount, quais os artistas disponíveis e por muita sorte nossa, conseguiu  um Cast de primeira qualidade. com nomes , que na época não eram muito famosos e pôde moldá-los à  sua vontade, conseguindo um resultado acima do esperado pelos produtores, que mesmo assim não acreditavam no sucesso do filme e ao final.  tentaram vendê-lo ao produtor Howard Hughes pelo preço de custo, mas a proposta foi recusada.


Muitas das informações que estou transmitindo  neste texto,  eu consegui num longo depoimento feito pelo filho do diretor George Stevens , no qual ele detalha a feitura do filme, quase cena por cena e faz comentários sobre


a realização dessa exuberante película, as dificuldades encontradas e as exigências do seu pai na feitura do filme, chegando ao cúmulo de,  em uma das cenas  de no máximo 2 minutos,  ele levou praticamente uns dez dias e mais de cem tomadas para ficar satisfeito com o resultado. 


A dita cena é aquela em que o Shane tenta ensinar ao garoto Joey  como atirar e portar um  revólver quando  é interrompido por sua mãe  que repreende Shane. Nota-se nessa cena o uso proposital do som das explosões dos tiros em tom altíssimo,  como queria o diretor acentuar o perigo do mau uso da arma. 


Foi muito bem escolhida a participação da veterana atriz Jean Arthur, que está sempre muito correta em todas as cenas importantes, inclusive quando ela começa a sentir algum sentimento mais íntimo sobre Shane e numa bela cena pede ao marido que a conforte com um  forte abraço. Sua atuação  é de muita sensibilidade e chega a nos emocionar. Van Heflin, como sempre  muito correto em todos os filmes em que atua, pois  nos oferece um trabalho bem feito, mas sem muita ênfase, isto porque o seu personagem em todo o filme é eclipsado pela presença de Shane, a quem o diretor não poupou esforços para  que  a estrela do ator principal brilhasse de modo especial.


O principal protagonista do filme, Alan Ladd, na época um ator  com pouca  fama, cujos filmes  até aquela época não tinham tido grandes sucessos, era contratado da Paramount  Pictures  e aceitou o papel de boa vontade e mostrou que, quando bem dirigido, poderia apresentar  um bom desempenho, o que ele fez e ficou muito satisfeito com o resultado final, e mandou para o diretor George Stevens, uma mensagem de agradecimento pelo seu belíssimo trabalho de direção, o qual, segundo ele,          propiciou o seu melhor trabalho no cinema.                 


Jack Palance, ator que atuava na Broadway, sem qualquer notoriedade na época,  com pouquíssima experiência no cinema, sequer  sabia  andar a cavalo e suas cenas de montar e descer do animal tiveram de ser trabalhadas  durante a montagem do filme,   pois  quando ele subia para assentar-se na cela do   cavalo,  as cenas  eram rodadas ao contrário  para um melhor resultado.  A montagem do filme levou mais de um ano para ser finalizada. 


A sua participação é  crível  e de muita força, mostrando na sua expressão corporal, sempre deslizando sutilmente e olhar de soslaio,  diz  de imediato a que veio,  e   que está  pronto  a cumprir a sua missão. Note-se a sutileza do diretor, em que em algumas cenas internas, quando o pistoleiro se aproxima do cachorro  que perambula pelo Bar,  este sempre se  afasta  do personagem de cabeça baixa, como se tivesse medo do pistoleiro.    Aqui temos a segurança e talento de um  criativo  diretor,  que transforma um  ator  quase novato, numa lenda do  Oeste, depois de lançado o filme. 


O elenco de suporte é de ótima qualidade,   haja vista que                                                          estão ótimos e dão muita credibilidade ao filme.  Todas as cenas em que participam em cenário natural, mostrando as belíssimas montanhas do Wyoming, estão  perfeitas, isso porque o cinegrafista  usou muitas vezes, lentes especiais de aproximação das montanhas geladas distantes e essas montanhas chegavam até o set de filmagem como podemos verificar, dando ao filme  uma beleza pictórica de grande qualidade. 


O cinegrafista foi tão competente, que em algumas vezes  durante os embates entre os rancheiros e o  vilão mor,  para mostrar algumas cenas de desalento e  desistência de continuar a lutar, a cenografia mostra algumas cenas noturnas de grande qualidade, semelhantes as pinturas renascentistas como  a famosa tela , em tons Claro escuro " O angelus "  do pintor Jean François Millet (1857)  a qual  demonstra claramente a tristeza dos camponeses em situação de  desalento  e derrota na hora do Angelus.    Com esse magnífico trabalho, o cinegrafista  conquistou o  único prêmio Oscar do filme, muito merecidamente. 

                                      

O filme foi baseado no livro do escritor Jack Schaefer  sendo  adaptado pelo roteirista A. B. Gutrie, com  um ótimo resultado final e aceito pelo diretor George Stevens, depois de ter recusado 17 adaptações anteriores.                    O que demonstra o porquê  desse filme ter levado vários anos, desde  a sua ideia inicial, tempo de produção, que segundo o filho do diretor, ultrapassou o dobro de tempo estipulado, assim como a sua  conclusão foi ultrapassada em alguns milhões de dólares não previstos, mais o tempo de montagem que levou 16 meses para ficar pronta.


Por isso entendemos a maior razão  da  Paramount  tentar vender o filme pelo preço de custo, temendo um fracasso de bilheteria que seria arrasador para as finanças do estúdio. Porem não foi que aconteceu, o filme foi um grande sucesso de crítica e de público, tornando-se  um clássico desde o seu lançamento e louvado por todo o mundo cinematográfico.


O  aclamado diretor de filmes   gênero Western    Sam Peckinpah, quando consultado, disse: Shane é o melhor filme western de todos os tempos. Isto dito por um dos mais aclamados diretores de filmes do gênero,  e aclamado pela crítica como um dos melhores. Quanto à  trilha sonora é uma das melhores, ou certamente a mais bela trilha composta pelo maestro Victor Young, autor de trilhas magníficas. Sua peça principal nesse filme é intitulada,   "The call of faraway hills " .  Não é uma trilha barulhenta, apenas descritiva da belíssima paisagem, ela pontua desde as primeiras cenas  iniciais  e torna-se discreta na cenário com   muita ação, mas sempre presente e dando uma sonoridade especial a cada cena.


As lances de lutas entre os homens, são muito bem coreografadas e segundo informa o filho do diretor, todas foram filmadas durante longas horas e na maioria delas de lutas, os atores principais foram substituídos por dublês.


Nota-se que durante as violentas brigas o rosto dos atores não aparece claramente, apenas usam roupas iguais as dos atores que iniciaram a cena. Mas são tão bem feitas, coreografadas e  bem dirigidas que é difícil perceber a mudança dos atores por dublês.


Na cena em que o pistoleiro Wilson mata o rancheiro Stonewall, o diretor exigiu que o ator  alvejado, em lugar de cair morto  de frente, caísse de costas. Para isso ele mandou jogar centenas de litros de água na frente do armazém em que estava o pistoleiro, até que criasse um  grande lamaçal. O ator foi amarrado com um cabo por traz das costas e quando  atingido pelo tiro, foi puxado violentamente,  fazendo com que o personagem caísse de costas no lamaçal como ele queria, pois as vítimas  sempre caem de frente, minimizando o impacto.


As cenas  do enterro, assim como as cenas da comemoração do dia da independência,  levaram semanas para serem completadas, pois o diretor não aceitava o resultado. As cenas da festa em que  os pares dançam, inclusive Shane dança com a mulher do Starett ,  levaram semanas e foram encenadas dentro de estúdio e  teve o cenário externo recriado  internamente  para  conseguir melhor resultado.


Todos pensávamos que  a relação e comportamento do menino Joey com o Shane tivesse sido muito agradável, mas na verdade não foi.  O menino era um tanto rebelde e algumas vezes chegou a irritar o ator Ladd, com as suas brincadeiras. 


Na cena  final, quando Shane está aconselhando o menino Joey a voltar para casa e ajudar os pais, Joey está de costas para a  câmera e enquanto  o ator Ladd dizia as suas falas de modo calmo, bem pausado conforme aparece no filme, o Joey   fazia caretas e mostrava a língua para o  ator, que parou de falar e disse para o pai do menino, que estava sempre presente nas cenas em que ele participava. Dá um jeito neste menino ou eu vou jogar um tijolo na cabeça dele. O Pai  o repreendeu  e o menino se comportou. O ator Jack Palance foi indicado ao premio Oscar como melhor ator coadjuvante, assim como o garoto Brandon de Wild, mas não  foram premiados. 


O diretor George Stevens não foi indicado como melhor diretor, mas mais tarde ganhou o premio Oscar com  a direção do filme   Giant.  O ator Alan Ladd não recebeu indicação para o  premio Oscar de melhor ator, nem  foi comentada a sua possível participação, isto porque o  ator já tinha terminado o seu contrato com a Paramount e foi contratado pela Warner. Sendo assim o estúdio não teve nenhum interesse em valorizar o ator Alan Ladd e não  fez nenhuma publicidade para a sua possível indicação ao prêmio de melhor ator. 


Como sempre,  os prêmios  são  na maioria das vezes o resultado de muita propaganda, gastos imensos  com presentes, festas e esforço dos produtores.  Os eleitores são sempre convencidos votar naqueles mais  expostos à  mídia.  Já vimos este filme antes. 


Após mais de sessenta anos,  esse filme continua sendo aclamado como um dos mais perfeitos filmes já  realizado, sendo justamente considerado um grande clássico. Assisto esse filme no mínimo uma vez por ano e nunca encontrei nada que não fosse  considerado perfeição. SHANE É UM GRANDE CLÁSSICO, PERFEITO NOS MÍNIMOS DETALHES. Talvez, quem sabe, o diretor Sam Peckinpah  tenha razão quando afirma que o filme SHANE é o maior Clássico filme western de todos os tempos. Eu assino embaixo.

d.Matt


PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO: - Análise perfeita do nosso ótimo crítico de cinema, d.Matt,  exclusivo  para as páginas do Blog Chumbo Grosso.  Nota dez, sem comentários.  Parabéns,  GIGANTE!!!

5 comentários:

CÍCERO TAVARES DE MELO disse...

SHANE - melhor texto sobre determinado filme escrito nos últimos tempos.

CÍCERO TAVARES DE MELO disse...

SHANE - melhor texto sobre determinado filme escrito nos últimos tempos.

CÍCERO TAVARES DE MELO disse...

SHANE, sem dúvida um dos mais brilhantes textos que li sobre filmes de faroeste americano!

Quem assistiu ao filme em questão por mais de dez vezes não tem a menor dúvida em dizer que a cada assistida descobre-se uma coisa nova: uma cena, uma frase que passou desapercebida, um close-up inotável no momento, e assim por diante.

Está de parabéns o mais notável conhecedor de filme de faroeste americano de todos os tempos que, felizmente, depois de 87 anos de vida bem vivida, só começou brotar sua sapiência e conhecimento cinematográfico porque alguns amigos se juntaram a ele em pleno salão do Cabaré de Maria Bago Mole e essa o convenceu em escrever suas histórias à juventude como legado à posteridade!

VIVA D.MATT.!

d.Matt disse...

Querido amigo Ciço.

Asseguro-lhe que não é tanta sapiência. Os meus escritos apenas refletem o meu sentimento
e agradecimento aos produtores, diretores e atores dos filmes do gênero western ,por ter me proporcionado tanta alegria e um entretenimento de primeira qualidade.
Como o gênero não é explosivo e sim muito pessoal, corriqueiro como a vida rural, é uma
das razões do porque eu me dedico ao assunto.
Não sei quem foi que começou a dizer que sou especialista em filmes western, não o sou,
sou apenas um grande admirador do gênero e também dos seus artistas, produtores e diretores, os quais dedicam as suas vidas a nos entreter com belas estórias de cawboys e cawgirls secundados por belas paisagens, belos cavalos e montanhas exuberantes de beleza.

Grato pelo apoio de sempre

CÍCERO TAVARES DE MELO disse...

Ah!

Ia me esquecendo: Maria Bago Mole, dona do cabaré de mesmo nome, aproveitou o descanso no Cabaré na labuta da "casa" e voltou a ler SHANE pela décima vez e a cada leitura fazia se sentia encantada com a crônica cheia de riquezas de detalhes cinematográficos só encontráveis nos roteiros grandes filmes.

Disse a todos os expertises em filme de faroeste que estavam presente: desconsiderar uma crônica mais fundamentada e cheia de nuances do que este pela qualidade da exposição ali posta pelo articulista.

Segundo ela as navegantes e frequentadores do cabaré, o escritor daquela crônica se poderia encontrar realidade por tamanha sacada: ter rescrito o roteiro do filme.