ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SANTA BÁRBARA: EM ARAPIRACA e ARACAJU VIROU FACULDADE"""

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SANTA BÁRBARA: EM  ARAPIRACA e ARACAJU VIROU FACULDADE"""

sábado, 14 de abril de 2018

PRIMEIRO BLOG DE GARANHUNS E REGIÃO COMPLETA 10 ANOS


Por Altamir Pinheiro

No longínquo  14 de abril  de 2008, o então guerrilheiro com a sua inseparável boina  à la Che Guevara,  criou  um blog com os melhores propósitos no tocante ao  total  direito de se manifestar e escrachar por completo a tão propalada liberdade de imprensa, mas ainda sem saber ao certo aonde iria desembocar no mundo desconhecido, misterioso e surpreendente   da ilimitada internet, blogosfera ou  redes sociais   e até quando ele teimaria em ficar no ar. O tempo - este velho senhor da razão - se encarregou de nos dar a resposta. Dez anos no ar, quase 10 mil  artigos publicados, alguns milhões de páginas vistas por alguns milhões de visitantes ou acessadores, pois não é que, nesse ínterim, ganhei  uma neta(Sofia), outra neta(Isadora) e mais outra(Gabi)...


Em uma década, a blogosfera expandiu-se em dimensões incalculáveis e o que antes era novidade hoje consolidou-se como um dos meios de informação de maior repercussão e poder de transformação, causando impactos significativos e irreversíveis na mídia convencional(jornais impressos em gráficas). Em todo o Brasil a blogosfera tem 15 anos. Em Garanhuns, o Chumbo,  já está no ar há 10. O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política e outra forma de cultura está  no ar desde 2004. Trata-se do blog do jornalista pernambucano Ricardo Noblat.  5 anos depois viemos e chegamos  em sua rabeira.


Como se vê, num mundo cada vez mais rápido, criar um blog, lá em abril de 2008 e vê-lo hoje, em 2018,  de vento em poupa, é algo que me enche de alegria e gratidão!!! 10 anos, uma DÉCADA, em qualquer ocasião é muito: seja na idade de uma neta, num novo  casamento, num emprego, num relacionamento de namoro ou amizade, mas no caso da internet, DEZ anos é ainda mais significativo: é uma eternidade!!! Lá em 2008, blogs ainda eram poucos, estávamos engatinhando...


No transcorrer desta década pequenas decepções e enormes alegrias, enfim... no balanço final, estou extremamente feliz com os resultados obtidos, muito além do que esperava quando iniciei esta jornada. Alguns artigos tiveram uma repercussão gigantesca e se tornaram referências, como por exemplo, a notícia em primeira mão, por um golpe de sorte e pura coincidência  do fatal acidente aéreo e a consequente morte de OI DE GATO. O Chumbo Grosso foi   o primeiro blog do  Nordeste e o terceiro do país a divulgar o falecimento do ex-governador de Pernambuco, ele passou a perna até no Blog de Magno Martins que noticiou a tragédia com  1 minuto e 27 segundos  de atraso em comparação ao Chumbo.


O blog sempre teve e vai continuar tendo um
norte, um prumo, uma linha editorial a seguir, geralmente  movido por dois  “Ps” MAIÚSCULOS: POLÍTICA & PUTARIA!!! Outra coisa: total liberdade aos comentaristas e pura LEALDADE com os seus respectivos leitores. Pois, só eles têm o direito de saber quais são os pressupostos e os princípios de quem escreve. COERÊNCIA na defesa do Estado de Direito, pouco importando se o alvo pertence ou não ao campo ideológico de quem quer que seja. CORAGEM de ir na contramão sempre que isso se mostrou necessário, sem ceder ao alarido e às pressões, inclusive até da empresa, donde,  ele continua hospedado por já ter brigado e batido de frente com ela várias vezes em razão de denúncias dos invejosos por não aceitarem seus textos apimentados e suas imagens de sexo livre e explícito. Defeitos?!?!?! Ah, os há às pencas. E os amigos e inimigos jamais deixaram ou deixarão de apontá-los... Que assim seja!!! 


Acredito eu, que  existe  um legado duvidoso e uma bagaceira de textos e artigos que poderão ser lidos, relidos, pensados, debatidos, reconsiderados e contextualizados como o retrato detalhado de uma larga janela de tempo que teve seus dilemas próprios característicos identificados e esmiuçados, muitos deles, obviamente,  contraditórios, principalmente aos padrões  denominados de “POLITICAMENTE CORRETO”. Agora,  gostem ou não, acho que nos últimos 10 anos três palavras marcaram a trajetória das página do blog: LEALDADE, COERÊNCIA E CORAGEM.


Orgulha-me ter contribuído, apesar de ser em muita pequena escala e  em algumas oportunidades, para a formação da opinião pública da Cidade, da Região, do Estado, do Brasil e do Mundo,  sobre os mais diferentes acontecimentos. Não é à toa que, 60% de sua audiência está cristalizada nas regiões Sul e Sudeste e, cerca de 10% a audiência cabe aos acessadores brasileiros residentes nos Estados Unidos, Portugal e vários países da Europa. A razão, sinceramente, não sei explicar!!!  Vamos agora em rumo aos próximos 10 anos. VIDA LONGA AO BLOG!!!


Um comentário:

A Marreta do Azarão disse...

Parabéns, Guerrilheiro!
Que venham mais 10 anos de Chumbo Grosso no cu da petralhada e da canalhada em geral!
O seu blog é que deveria ser tombado como patrimônio histórico e intelectual de Garanhuns!
Abraços!