sábado, 3 de novembro de 2018

RECRUTA ZERO VAI CORTAR RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM CUBA




Sustentando os discursos que tem feito ao longo de sua carreira como parlamentar, o agora presidente eleito Jair Bolsonaro manteve suas opiniões sobre as relações do Brasil com Cuba numa entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal "Correio Braziliense", nesta sexta-feira, 02.

O presidente eleito disse que "não faz sentido manter relações diplomáticas com Cuba" porque a ilha desrespeitou os direitos humanos e ainda criticou o o modelo do programa "Mais Médicos". Cerca de 11.420 médicos cubanos trabalham em regiões pobres ou remotas do Brasil, mas a maior parte de seus vencimentos são enviados para Cuba.

Segundo Bolsonaro, Cuba só repassa aos médicos 75% do valor de seus salários  e o governo da ilha ainda não autoriza os profissionais a trazerem seus filhos para o Brasil.

— Isso é uma tortura para uma mãe — disse Bolsonaro. — Podemos manter relações diplomáticas com um país que trata seu povo dessa maneira? — questionou.

Contrariando informações que circularam na internet durante a campanha eleitoral, Bolsonaro não falou em mandar os médicos de volta para Cuba. Segundo ele, os médicos que atuam em áreas descobertas por profissionais brasileiros poderiam continuar trabalhando no Brasil, mas recebendo seu salário integral e com o direito de poder trazer seus familiares para morar no país.

Atualmente, Cuba embolsa bilhões em dinheiro no âmbito do programa Mais Médicos, concebido durante o governo Dilma. Apenas nos primeiros quatro anos do programa, o governo brasileiro destinou quase R$ 4 bilhões para Cuba. - Imprensa Viva - 

Nenhum comentário: