sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DEPOIS DO CARNAVAL VÃO PEGAR O LULA





ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE DIVULGAR OS 77 DEPOIMENTOS DOS DELATORES DA ODEBRECHT, DIZ FERNANDO GABEIRA EM ARTIGO PUBLICADO NO ESTADÃO:


O escritor Vargas Llosa disse que a Odebrecht merece um monumento por ter revelado o mecanismo de corrupção no continente. Naturalmente, referia-se ao modo de operar da empresa. A Odebrecht, na verdade, revelou o mecanismo da corrupção, apesar dela.

A primeira etapa foi de negação. Marcelo Odebrecht recusava-se a colaborar e orientava uma agressiva tática de defesa. Funcionários da Odebrecht foram enviados ao exterior para desfazer pistas, sobretudo na Suíça.

De fato, o mecanismo da Odebrecht é monumental, incluindo o uso de um banco, de cervejarias e inúmeras outras empresas que cobriam sua identidade. Mas a empreiteira só decidiu mesmo revelar toda a trama, até a internacional, quando foi descoberto o seu setor de operações estruturadas, que articulava esse IMENSO E SOFISTICADO LARANJAL.

O mérito real da revelação do mecanismo que unificou quase todos os governos do continente na mesma teia de corrupção é da Operação Lava Jato. Graças ao trabalho e à competência da equipe de investigadores, todos os sistemas políticos ligados à Odebrecht foram sacudidos e, em algum nível, terão de se renovar.

A LAVA JATO TORNOU-SE UMA GRANDE AJUDA À IMAGEM DO BRASIL. EM MUITOS PAÍSES ONDE SE DEBATE O TEMA, É CITADA COMO O EXEMPLO DE UMA INVESTIGAÇÃO BEM-SUCEDIDA.

Há outros ângulos desse esquema de CORRUPÇÃO QUE ATINGEM a imagem do País. No Peru, por exemplo, foram bloqueados R$ 191 milhões de oito empresas brasileiras ligadas à Lava Jato.

Empresas brasileiras, assim no plural, aparecem nos títulos das notícias. O problema é que o Brasil tem mais de 400 empresas operando no exterior. É importante que não sejam chamuscadas, assim como é importante uma reflexão sobre como evitar que o próprio brasileiro não seja visto com suspeição.

O MELHOR PARA ISSO, CREIO, É AVANÇAR COM A LAVA JATO. O PASSO MAIS IMPORTANTE É LEVANTAR O SIGILO DOS 77 DEPOIMENTOS DE DIRIGENTES DA ODEBRECHT. AFINAL, O QUE ELES REALMENTE REVELAM SOBRE O GIGANTESCO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO?

É sempre possível argumentar que o sigilo favorece as investigações. Mas minha tese é que, se há um tsunami pela frente, é melhor passar logo por ele. Espero que o sigilo prolongado não seja apenas uma visão paternalista de evitar que a crise política se aprofunde, de supor que ainda o País não está preparado.

Acrescento outro argumento: um pequeno grupo que conheça esses dados tem sempre um grande poder nas mãos. É razoável que queira torná-los públicos para evitar interpretações maliciosas sobre o prolongado silêncio.

No jornalismo costumávamos dizer que notícia é como baioneta, sentou em cima, ela espeta. Sentar em cima das delações da Odebrecht, de um fato histórico dessa dimensão continental, TAMBÉM PODE SER DOLORIDO.

Todas as delações com importância secundária já vieram à tona. A SENSAÇÃO QUE TENHO É DE ESTAR NUM RESTAURANTE LENTO ONDE OS GARÇONS, DE VEZ EM QUANDO, TRAZEM ALGO PARA NOS DISTRAIR, MAS O PRATO PRINCIPAL MESMO CONTINUA NO FORNO.

Pode ser que exista de fato uma preocupação com o processo de retomada econômica e os duros passos da jornada para recolocar o País no eixo – na verdade, uma escolha que significa apertar agora para não submergir adiante. Embora muitos contestem, acredito que o avanço das investigações e a recuperação econômica se entrelacem.

O governo tem uma diretriz de reformas necessárias e está a caminho de realizá-las. Mas o próprio governo já balizou o cenário em caso de ser atingido pela Lava Jato: quem virar réu perde o cargo. É uma norma anunciada e se for levada a efeito, creio, será recebida com a naturalidade com que se anula um gol de mão.

Supor QUE SEJA POSSÍVEL retardar o processo político – o tsunami envolve todo o sistema partidário – para não deter o econômico é optar por uma tática ilusória. É mais do que hora de dar a palavra aos 77 delatores da Odebrecht. TENHO VONTADE DE COMEÇAR A BATER O GARFO NO PRATO VAZIO.

A necessidade de saber não é para contabilizar quem recebeu quanto, divertir-me com apelidos folclóricos. É A NECESSIDADE DE PENSAR UM POUCO ADIANTE, TER UMA IDEIA DE COMO É POSSÍVEL RECONSTRUIR UM TECIDO POLÍTICO DILACERADO.

Admiro a energia de pessoas sentadas sobre o tsunami. Mas estão sentadas também sobre o futuro do sistema político brasileiro, que depende desses dados para esboçar um mapa do caminho.

Felizmente, uma revelação dessa amplitude provoca visões diferentes. Com os dados na mesa, à disposição de todos, podem dar bons frutos.

Há um certo encanto em navegar na neblina, em improvisar ao sabor dos eventos. Mas é preciso pensar um pouco adiante, antecipar alguns passos mentalmente.

Não se trata de moldar o futuro, nem de fantasiar amanhãs que cantam. Apenas deixar esta fase de insegurança: crise, desemprego, violência crescente, distância abissal entre sistema político e sociedade.

Isso não pode dar certo. Submete a democracia brasileira a uma tensão cada vez maior. E de uma qualidade diferente do movimento das diretas. Ali estava em marcha a conquista de um direito: escolher o presidente da República.

A realidade mostrou-nos que não basta escolher um presidente pelo voto direto. É PRECISO CONSTRUIR UM ESPAÇO PARA QUE SE MOVA COM DECÊNCIA. A atmosfera política decaiu de tal maneira que bloqueou as saídas. É necessária uma implosão para abrir horizontes. A delação não pode ser mais uma obra inacabada que a Odebrecht contrata com o governo. A composição polifônica precisa ser entregue ao público. DEPOIS DO CARNAVAL, VÁ LÁ. MAS, PELO MENOS, NO INÍCIO DO ANO NOVO ALTERNATIVO, QUE COMEÇA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS. - As imagens e a manchete não fazem parte do texto original - 








Nenhum comentário: