segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

TRIBUTO AO DEMOCRATA GREGORY PECK




Por Altamir Pinheiro

Na Sétima Arte, GREGORY PECK ficou conhecido como o galã das causas sociais. Embora tivesse um talento LIMITADO e não muito VIBRANTE (sem  aptidão de um James Stewart, a efígie da virtude de um Henry Fonda ou a energia de Kirk Douglas), porém, Gregory Peck irradiava integridade, consideração, honestidade, e solicitude, conseguindo atrair plateias, especialmente o público feminino. O galã das épocas douradas do cinema dos meados do  Século XX, entre suas principais  LADYS, Peck contracenou com  Ingrid Bergman, Jennifer Jones, Carroll Baker, Susan Hayward , Ava Gardner, Lauren Baccal e Sophia Loren. Na década de 1950, época bem recheada de westerns, caiu em seu colo a interpretação de um papel do filme DA TERRA NASCEM OS HOMENS(1958) – Um dos Melhores Westerns de Todos os Tempos, Obra Prima do afamado diretor  William Wyler.


POIS BEM!!! Na década de 1950, época bem recheada de westerns, sem sombra de dúvidas o filme DA TERRA NASCEM OS HOMENS Foi o primeiro Western a ser, de fato, uma SUPERPRODUÇÃO, já que, em 1958, a televisão invadia os lares  estadunidenses, lançando muitas séries de faroestes, como As Aventuras de Rin Tin Tin,  Zorro & Tonto, entre outros - e no entanto, seria imperioso um investimento alto para não perder a concorrência com a telinha de TV. Para isto, nada como reunir um cineasta premiado e de renome internacional, como o diretor boca de caieira William Wyler  e atores consagrados como Gregory Peck e Charlton Heston num mesmo rolo de fita ou película de bang bang. Na época, estas duas feras possuíam idades de 42 e 35 anos e ambos morreram já no Século XXI, em 2003 e 2008, com 87 e 85 anos, respectivamente.

De acordo com o cinéfilo Paulo Telles, Gregory Peck sempre teve  AFINIDADE COM A POLÍTICA, não era à toa que carregava a MARCA de galã das causas sociais. Durante sua plena mocidade, o seu país viveu sua grande crise econômica, com a miséria rondando milhares de famílias. Era a época da Depressão dos anos de 1929. O Fascismo e o Nazismo invadindo a Europa; uma tremenda guerra civil na Espanha. E o jovem Peck não poderia ficar alheio a todos estes acontecimentos. Ele mesmo confidenciou que, como estudante, sofria influências de ideias políticas. Peck lia muito jornais de tendência comunista. Foi também um adepto fervoroso do governo Roosevelt, tão combatido pela Imprensa e pelos banqueiros de sua terra. Entretanto, isso não o tornou um “MILITANTE DA PUTADA VERMELHA”. Com o passar dos anos, com a América recobrando o ânimo da gestão de Roosevelt, ele NÃO se contaminou com a praga do COMUNISMO e correu dele como o cão foge da cruz. O comunismo perdeu Gregory Peck, mas a   BROADWAY iria, em breve, conhecer sua arte.

O ator principal do monumental filme OS CANHÕES DE NAVARONE – um clássico dos filmes de aventura que bateu recorde de bilheteria no mundo inteiro lhe rendeu muito sucesso na década de 1960, mas o seu filão de ouro, veio em 1962 com O SOL É PARA TODOS que concorreu ao Oscar de melhor filme (perdendo para Lawrence da Arábia, o grande favorito do ano de 1962), MAS GANHOU PARA MELHOR ATOR (GREGORY PECK). No filme O SOL É PARA TODOS quando foi consagrado com o Oscar, ele faz um papel  voltado para o humanismo, Gregory Peck aceitou fazer um advogado sulista, porém, íntegro e respeitado na cidade, que atende gratuitamente aos mais pobres. Um clássico supremo, com roteiro, direção de arte, trilha sonora e direção impecáveis; atuação memorável, talvez a melhor, de Gregory Peck.  Em que pese não ser faroeste(filme de drama),  ele representa um papel  arrebatador que eu recomendo com todo louvor para que seja assistido a quem interessar possa. A propósito, o seu primeiro filme de bang bang, Gregory Peck estrelou quando tinha a idade de 3O  anos e já disse pra que veio com um papel irretocável no bom filme DUELO AO SOL, realizado em 1946.

DA SUA VASTA OBRA, EIS OS PRINCIPAIS FILMES DE CAWBOYS ESTRELADO PELO GALÃ DAS CAUSAS SOCIAIS: Duelo de Sol(1946); - Céu Amarelo(1948); - O Matador(1950); - Resistência Heroica(1951);  Em 1958 ele foi estrela do filme DA TERRA NASCEM OS HOMENS(O melhor de todos); - A conquista do Oeste(1962); - A noite da Emboscada(1968); - O Ouro de Mackena(1969); - O Parceiro do Diabo(1971); Matando sem Compaixão(1974).

Em que pese nunca ter havido um trabalho em conjunto dos monstros sagrados da Sétima Arte, apesar da diferença de idade era de razoáveis 14 anos, o REPUBLICANO Clint Eastwood e o DEMOCRATA Gregory Peck,  Na verdade, Clint, hoje com 87 anos tinha como ídolo o ator Gregory Peck (1916-2003), do qual considera sua melhor atuação em O Matador. As performances vindas de Clint para compor seus durões, segundo ele, se inspiravam em Gregory Peck nesta película O MATADOR datado de 1950. Finalmente, como curiosidade, o Partido DEMOCRATA chegou a cogitar o nome de Gregory Peck para Governador da Califórnia na década de 1970, para enfrentar o também ator mixuruca Ronald Reagan, então do Partido REPUBLICANO. Entretanto, Peck não deu bola e recusou “tão amado convite”. Daí, Por todo este humanitarismo que lhe era peculiar, HOLLYWOOD o convidou a presidir a Presidência da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, onde foi o gestor entre 1967 a 1970.







Nenhum comentário: