sexta-feira, 30 de novembro de 2018

VERBA DE GABINETE DO PREFEITO DE GARANHUNS É DINHEIRO A FOLE!!!



Por Altamir Pinheiro


Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns, pra variar, como sempre,    continua TRAPACEANDO o povo ao esconder na tremenda cara de pau as informações necessárias com o objetivo de facilitar o acesso à informação pública, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Transparência e a  Lei de Acesso à Informação.  Quando o cidadão clica no item do MENU abre-se uma página com os seguintes dizeres: REGISTROS NÃO ENCONTRADOS... Quer dizer, no campo da informação obrigatória, isso é trapaça pura!!!

Na última quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Garanhuns realizou-se,  uma audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 e Plano Plurianual (PPA). O troço foi   realizado no plenário da Câmara, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Casa Raimundo de Moraes e a   Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, comandada pelo  falante secretário, o engenheiro civil  Carlos Carvalho e seu corpo técnico(auxiliares) que nos prestaram informações truncadas, incompletas com muito mimimi e um baita blábláblá, mas nada de concreto!!!

Como se sabe, na Lei Orçamentária Anual(LOA) está  contida as previsões de receita e fixação das despesas com cada uma das atividades governamentais, sempre comprometidas, assim se espera,  com a ética e a eficiência na utilização dos recursos públicos. Como se trata de lei municipal, todo o planejamento orçamentário deve ser encaminhado para a aprovação da Câmara de Vereadores. Na parte da RECEITA, deverá estar previsto tudo aquilo que a administração pública irá arrecadar no ano seguinte. Já na parte da DESPESA deverão estar fixados os limites de gastos que a administração fará em cada setor. Porém, quando o cidadão se dirige ou  se depara com o Portal da Transparência via internet, não encontra nadica de nada!!!

A Lei Orçamentária Anual(LOA)  é um  Orçamento Público que  possui a mesma finalidade do Orçamento Doméstico das nossas casas, com a diferença de que é feito especificamente para o período de um ano. Tomemos como exemplo a  rubrica VERBA DE  GABINETE DO PREFEITO que estar orçada para 2019  no valor de   R$ 4.420.000,00(quatro milhões quatrocentos e vinte mil reais). Todos hão de convir que a peça orçamentária de 2019  dos gastos no Gabinete do Prefeito está faltando clareza e transparência e sobrando críticas por não constar no Portal da Transparência da Prefeitura para que a população tenha acesso aos desdobramentos desse montante  bastante significativo. Por tudo isso o valor é moralmente questionável, muito questionável, em razão de  uma situação dessa ser   inadmissível e inconcebível  a  não disponibilização  desse montante para o cidadão que se acha no direito de se informar através do   acesso à Internet.

Quanta à verba em epígrafe, durante o período em que esta administração está à frente do município, 6 anos, já foram torrados, corrigindo a inflação, cerca de  R$ 30.000.000,00(trinta milhões de reais). É bom que fique bem claro que, não se trata de culpa ou inocência, mas de ordenamento legal, pois não é insinuação, mas constatação. Como também não há nenhuma acusação mesmo que informal ao gestor principal nem muito menos que  esteja havendo    vigarice, má-fé, esperteza, falsidade, desdém, irresponsabilidade ou alguma tramoia, em absoluto!!! Agora, venhamos e convenhamos: a coisa está À LÁ VONTÊ?!?!?! Como diz o poeta  Zé  Ciço, lá das bandas  do Castainho: 30 milhões de reais é dinheiro que cabra besta não conta...



Nenhum comentário: