quarta-feira, 2 de maio de 2018

POR TER SIDO PRESIDENTE O SEBOSO DE CAETÉS DISSE QUE NÃO PODIA SER PRESO POR UM JUIZINHO QUE FEZ UM SIMPLES CONCURSO




Antes de ser preso, o ex-presidente Lula protagonizou belos espetáculos de esperneio público. Na galeria dos mais pitorescos, vale a pena relembrar o quanto o petista manifestava desprezo pelas instituições e pela justiça no episódio em que afirmou que, como ex-presidente da República e líder do PT, não poderia ser preso por alguém que só fez faculdade e passou num concurso público.

De fato, Lula sempre subestimou a Justiça. Não fosse isso, não teria se embrenhado em uma sequência interminável de crimes desde os tempos em que comandou o assalto na prefeitura de Santo André e ainda foi apontado como o mandante do assassinato do prefeito Celso Daniel. E olha que naquele tempo, Lula nem era nada, a não ser um candidato insistente à Presidência da República.

A soberba e a prepotência do petista alcançaram mesmo o auge quando ele finalmente conseguiu alcançar um objetivo traçado por mentes obsessivas de seu partido ainda nos anos 80. Ao chegar à Presidência, Lula se tornou ainda mais destemido e implantou um regime de corrupção na máquina pública sem precedentes na história.

O ex-presidente e o PT colocaram em prática a velha cartilha do aparelhamento do Estado, distribuindo cargos em pontos estratégicos para seus comandados. Naquela altura, os petistas sabiam que não seria possível roubar o que pretendiam sem a ajuda de grandes grupos empresariais igualmente corruptos. Do mensalão ao petrolão, o PT foi roubando do milhão ao bilhão e conseguiu vencer outra, outra e outra eleição.

Quando Lula deixou a Presidência em janeiro de 2011, sua popularidade batia todos os recordes e alcançava incríveis 82% de avaliação positiva. O petista, que já era arrogante e gostava de tripudiar sobre seus adversários, passou a se sentir intocável por ter conseguido eleger uma anônima como sua sucessora. Na cabeça de Lula, ninguém teria coragem de mexer com um ídolo tão popular. Foi a partir de sua saída do governo que o petista começou a enfiar o pé na jaca e passou a ser compensado pelos galhos que havia quebrado para muita gente.

O executivo Marcelo Odebrecht confirmou que disponibilizou R$ 40 milhões logo de cara para o ex-presidente no banco de propina da empreiteira. Influente, popular e com tanto dinheiro, Lula se achava acima de tudo e de todos. O problema é que Lula e o PT exageraram demais no assalto aos cofres públicos. O próprio Emílio Odebrecht confirmou em delação que chamou a atenção do petista para o apetite desmedido dos petistas para propina e afirmou que os jacarés estavam se transformando em crocodilos vorazes.

Mas Lula não lhe deu ouvidos. O petista simplesmente não acreditava que seu partido deixaria o comando do Brasil antes de 2030 e contava com a guarida dos eventuais sucessores. Mas ai veio a Lava Jato e as coisas começaram a mudar.

A maior investigação sobre corrupção no Brasil conseguiu desvendar boa parte dos crimes cometidos por Lula e seus aliados no meio político e empresarial. Dezenas de empresários, políticos e membros do partido foram presos e ajudaram a montar que quebra cabeça da corrupção implantada por Lula e pelo PT durante 13 anos no poder.

Apesar de ter se tornado réu em sete ações penais e alvo de outros tantos inquéritos por seu envolvimento em crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa, Lula ainda se negava a crer que poderia ser preso. Logo ele, um ex-presidente e líder daquele que chegou perto de ser o maior partido do Brasil. Foi justamente esta convicção que fez com que Lula conduzisse sua defesa para o campo político. O petista simplesmente tentou ignorar os fundamentos jurídicos dos processos que pesam contra ele e insistiu na teoria de que nenhum juiz do Brasil poderia prendê-lo por sua grandeza quase mitológica.

No vídeo abaixo, Lula deixou escapar esta convicção ao afirmar que um juiz, só por que fez uma faculdade e passou num concurso, não seria capaz de compreender a dimensão de sua importância política. Esta foi a primeira entrevista de Lula após o levantamento dos sigilos das delações da Odebrecht. Lula descobriu que estava redondamente enganado no dia 07 de abril de 2018, quando teve que se entregar à Polícia Federal. Desde então, o petista está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. - Imprensa Viva -  


Nenhum comentário: